5 lições de gerentes de produtos de e-commerce
Descubra cinco lições valiosas de gerentes de produtos para aprimorar estratégias de e-commerce.

O e-commerce está em constante evolução, com consumidores sempre desenvolvendo novas preferências. Manter-se atualizado é essencial para não ficar para trás.
Veja as principais lições compartilhadas por gerentes de produtos de e-commerce em entrevistas para a série Leader Spotlight da LogRocket, incluindo insights sobre como superar desafios e adotar estratégias inovadoras.
Priorize a experiência móvel
78% do tráfego de varejo ocorre em smartphones. Isso significa que cada pixel é valioso na tela do telefone.
“É importante revisar sempre a experiência de usuário móvel primeiro”, disse Victoria Katsarou, Vice-presidente de eCommerce da M.A.C North America. “A forma como você prioriza o conteúdo é ainda mais crucial no celular devido ao tamanho reduzido da tela.”

Gerentes de produtos devem considerar recursos disponíveis em dispositivos móveis, como Face ID ou Touch ID, para facilitar a experiência do usuário.
Outra área a explorar são as notificações push. Personalizá-las pode melhorar as taxas de reação em 400%. As notificações são uma forma valiosa de se destacar em um ambiente de mensagens lotado.
Replicar uma experiência presencial online
Um dos maiores desafios é proporcionar uma experiência real no mundo virtual. Um exemplo é a Nordstrom, que oferece imagens de produtos em diferentes cenários, ajudando os clientes a visualizar o uso em contextos variados.
Loja de roupas
A Nordstrom apresenta roupas em cenários casuais e formais, inspirando clientes a adicionar itens às suas coleções.
A Phillips transferiu o ambiente de leilão para o digital, oferecendo vídeos detalhados de alta resolução de suas obras, permitindo que os clientes vejam detalhes mesmo sem estarem presentes fisicamente.
“Se você é uma marca que ainda não oferece opções de entrega dinâmicas e preços, provavelmente está perdendo receita incremental”, disse Erica Randerson, Vice-presidente de e-commerce da Edible.
Randerson compartilha que a Edible testou opções de entrega, lançando a entrega em uma hora, o que gerou um impacto significativo na receita.
Os loops de feedback podem ser surpreendentes e valiosos para sua empresa de e-commerce.
Randerson compartilhou que suas lojas forneceram feedback sobre clientes que ligavam pedindo ajuda para escrever cartões de felicitações. Com a ajuda da IA, a Edible introduziu um novo recurso para ajudar a escrever mensagens para entes queridos.
Evite que usuários se distraiam e abandonem o checkout. Certifique-se de que o usuário saiba qual ação tomar em seguida.
Katsarou também destaca a importância de garantir que os códigos de cupom funcionem. Mapas de calor e ferramentas de sessão são ótimas maneiras de monitorar o processo de checkout.
Principais conclusões
O e-commerce está em constante mudança. Adaptar-se às preferências, hábitos e expectativas em evolução dos consumidores é desafiador. Requer coleta constante de dados, correção de erros e identificação de tendências emergentes.
Conversas regulares ajudam a tomar decisões melhores. Seja conversando com representantes de vendas, analistas de dados ou clientes, as histórias deles têm um impacto significativo no produto que você constrói. Com uma mentalidade centrada no cliente, você pode criar uma presença online tão significativa quanto uma interação presencial.