Categorias do Site

5 lições de gerentes de produtos de e-commerce

Descubra cinco lições valiosas de gerentes de produtos para aprimorar estratégias de e-commerce.

Ícone de hierarquia em redes com três silhuetas coloridas conectadas sobre fundo degradê azul e rosa.

O e-commerce está em constante evolução, com consumidores sempre desenvolvendo novas preferências. Manter-se atualizado é essencial para não ficar para trás.

Veja as principais lições compartilhadas por gerentes de produtos de e-commerce em entrevistas para a série Leader Spotlight da LogRocket, incluindo insights sobre como superar desafios e adotar estratégias inovadoras.

Priorize a experiência móvel

78% do tráfego de varejo ocorre em smartphones. Isso significa que cada pixel é valioso na tela do telefone.

“É importante revisar sempre a experiência de usuário móvel primeiro”, disse Victoria Katsarou, Vice-presidente de eCommerce da M.A.C North America. “A forma como você prioriza o conteúdo é ainda mais crucial no celular devido ao tamanho reduzido da tela.”

M.A.C. North America
A loja de e-commerce da M.A.C exibe as mesmas ofertas de marca na área de trabalho e no celular, mas adapta o conteúdo para telas menores

Gerentes de produtos devem considerar recursos disponíveis em dispositivos móveis, como Face ID ou Touch ID, para facilitar a experiência do usuário.

Outra área a explorar são as notificações push. Personalizá-las pode melhorar as taxas de reação em 400%. As notificações são uma forma valiosa de se destacar em um ambiente de mensagens lotado.

Replicar uma experiência presencial online

Um dos maiores desafios é proporcionar uma experiência real no mundo virtual. Um exemplo é a Nordstrom, que oferece imagens de produtos em diferentes cenários, ajudando os clientes a visualizar o uso em contextos variados.

Loja de roupas

A Nordstrom apresenta roupas em cenários casuais e formais, inspirando clientes a adicionar itens às suas coleções.

Casa de leilões

A Phillips transferiu o ambiente de leilão para o digital, oferecendo vídeos detalhados de alta resolução de suas obras, permitindo que os clientes vejam detalhes mesmo sem estarem presentes fisicamente.

Várias opções de entrega são fundamentais para a receita

“Se você é uma marca que ainda não oferece opções de entrega dinâmicas e preços, provavelmente está perdendo receita incremental”, disse Erica Randerson, Vice-presidente de e-commerce da Edible.

Randerson compartilha que a Edible testou opções de entrega, lançando a entrega em uma hora, o que gerou um impacto significativo na receita.

Obtenha feedback de quem trabalha diretamente com seus clientes

Os loops de feedback podem ser surpreendentes e valiosos para sua empresa de e-commerce.

Randerson compartilhou que suas lojas forneceram feedback sobre clientes que ligavam pedindo ajuda para escrever cartões de felicitações. Com a ajuda da IA, a Edible introduziu um novo recurso para ajudar a escrever mensagens para entes queridos.

Mantenha o processo de checkout suave

Evite que usuários se distraiam e abandonem o checkout. Certifique-se de que o usuário saiba qual ação tomar em seguida.

Katsarou também destaca a importância de garantir que os códigos de cupom funcionem. Mapas de calor e ferramentas de sessão são ótimas maneiras de monitorar o processo de checkout.

Principais conclusões

O e-commerce está em constante mudança. Adaptar-se às preferências, hábitos e expectativas em evolução dos consumidores é desafiador. Requer coleta constante de dados, correção de erros e identificação de tendências emergentes.

Conversas regulares ajudam a tomar decisões melhores. Seja conversando com representantes de vendas, analistas de dados ou clientes, as histórias deles têm um impacto significativo no produto que você constrói. Com uma mentalidade centrada no cliente, você pode criar uma presença online tão significativa quanto uma interação presencial.

  • O que é Vibe Coding? Descubra essa tendência

    Design com IA evolui para além dos wireframes, focando em 'vibe coding'. Entenda essa nova era do design digital.

    Design com IA evolui para além dos wireframes, focando em 'vibe coding'. Entenda essa nova era do design digital.

    Ler notícia completa
    Banner de podcast com título
  • 20 Fontes Futuristas Gratuitas para Design Moderno

    Descubra 20 fontes futuristas gratuitas para dar um toque moderno e inovador aos seus projetos de design.

    Descubra 20 fontes futuristas gratuitas para dar um toque moderno e inovador aos seus projetos de design.

    Ler notícia completa
    Imagem de fundo cósmico com tonalidades de azul e rosa representando o espaço, contendo a palavra
  • 6 Melhores Plugins de Blocos Gutenberg para WordPress

    Descubra os 6 melhores plugins de blocos Gutenberg para criar páginas incríveis no WordPress.

    Descubra os 6 melhores plugins de blocos Gutenberg para criar páginas incríveis no WordPress.

    Ler notícia completa
    Interface de usuário de um software com um campo de pesquisa e ícones de recursos como
  • Navegação na Internet para Pessoas Cegas

    Sylvie Duchateau é consultora de acessibilidade digital há mais de 20 anos. Após trabalhar em associações como BrailleNet e na cooperativa Access42, ela decidiu se tornar freelancer. Sylvie é especialista em leitores de tela, oferece treinamentos e testes de acessibilidade, e é voluntária na conferência Paris Web desde 2021. Nos conhecemos na edição de 2024 […]

    Sylvie Duchateau fala sobre desafios e soluções para acessibilidade digital de pessoas cegas na web.

    Ler notícia completa
    Mulher sorridente abraça labrador bege em ambiente interno com plantas ao fundo.
  • Guia de Estilo vs. Sistema de Design: Diferenças

    Embora muitos designers usem guias de estilo e sistemas de design de forma intercambiável, eles são ferramentas distintas com suas próprias forças e fraquezas. Compreender suas diferenças é crucial para evitar impactos negativos no processo de design e desenvolvimento de produtos. Um guia de estilo é um documento que apresenta diretrizes para manter a consistência […]

    Entenda as diferenças entre guias de estilo e sistemas de design e como usá-los no design de produtos.

    Ler notícia completa
    Ícone estilizado de um computador exibindo uma imagem de documento com texto e caixas de marcação, acompanhado de um lápis, sobre fundo texturizado azul.
  • AI substituirá PMs? Como proteger sua carreira

    Grupos de PMs em redes sociais frequentemente discutem se a IA substituirá seus empregos. Já é comum ver agentes de IA realizando tarefas básicas de gerenciamento de produtos, como criar roteiros e analisar dados. “Oi ChatGPT, pode criar um roteiro de três meses para meu produto?” “Oi Claude, pode ajudar com perguntas de pesquisa para […]

    Descubra como a IA está impactando os gerentes de produto e como eles podem se adaptar para proteger suas carreiras.

    Ler notícia completa
    Duas chaves inglesas roxas cruzadas sobre um fundo texturizado escuro.
  • Como Criar uma Jornada Moderna do Cliente

    Oren Halperin é Vice-Presidente de Comércio Digital na AJ Madison, uma líder omnichannel em eletrodomésticos. Ele compartilha estratégias para engajar clientes na jornada de compra digital moderna. Em nossa conversa, Oren fala sobre como engajar clientes através de diversos pontos de contato em uma jornada moderna de compra digital. Ele também compartilha práticas recomendadas e […]

    Descubra estratégias eficazes para engajar clientes e aumentar as conversões online em uma jornada digital moderna.

    Ler notícia completa
    Banner azul com círculos roxos e azuis, mostrando Oren Halperin, Vice-Presidente de Comércio Digital na AJ Madison, com logos da LogRocket e AJ Madison.
  • Configurar variáveis de ambiente no Next.js

    Neste artigo, você aprenderá a gerenciar variáveis de ambiente no Next.js usando arquivos .env. Vamos abordar variáveis públicas vs. privadas, hierarquia de arquivos de variáveis de ambiente, limitações de tempo de execução e melhores práticas para configuração segura em desenvolvimento e produção. O que são variáveis de ambiente no Next.js? As variáveis de ambiente no […]

    Aprenda a gerenciar variáveis de ambiente no Next.js, diferenciando públicas e privadas, e suas práticas recomendadas.

    Ler notícia completa
    Ícone circular preto com a letra 'N' branca sobre fundo colorido com tons de azul, verde e roxo, destacado por bolhas luminosas.
  • Dicas para criar testes grátis que convertem

    No passado, os testes gratuitos eram uma tática eficaz para aumentar taxas de conversão e atrair usuários para serviços premium. Oferecer algo de graça era suficiente, mas isso mudou. Hoje, quase todos os produtos de assinatura oferecem um teste gratuito, o que deixou de ser um diferencial competitivo. Testes mal otimizados podem resultar em alta […]

    Aprenda estratégias para otimizar testes gratuitos e aumentar conversões em seus serviços.

    Ler notícia completa
    Ícone de um cartão de presente laranja com laço amarelo dentro de uma moldura roxa, à esquerda de três linhas de texto, sobre fundo azul desfocado.