Categorias do Site

5 lições de gerentes de produtos de e-commerce

Descubra cinco lições valiosas de gerentes de produtos para aprimorar estratégias de e-commerce.

Ícone de hierarquia em redes com três silhuetas coloridas conectadas sobre fundo degradê azul e rosa.

O e-commerce está em constante evolução, com consumidores sempre desenvolvendo novas preferências. Manter-se atualizado é essencial para não ficar para trás.

Veja as principais lições compartilhadas por gerentes de produtos de e-commerce em entrevistas para a série Leader Spotlight da LogRocket, incluindo insights sobre como superar desafios e adotar estratégias inovadoras.

Priorize a experiência móvel

78% do tráfego de varejo ocorre em smartphones. Isso significa que cada pixel é valioso na tela do telefone.

“É importante revisar sempre a experiência de usuário móvel primeiro”, disse Victoria Katsarou, Vice-presidente de eCommerce da M.A.C North America. “A forma como você prioriza o conteúdo é ainda mais crucial no celular devido ao tamanho reduzido da tela.”

M.A.C. North America
A loja de e-commerce da M.A.C exibe as mesmas ofertas de marca na área de trabalho e no celular, mas adapta o conteúdo para telas menores

Gerentes de produtos devem considerar recursos disponíveis em dispositivos móveis, como Face ID ou Touch ID, para facilitar a experiência do usuário.

Outra área a explorar são as notificações push. Personalizá-las pode melhorar as taxas de reação em 400%. As notificações são uma forma valiosa de se destacar em um ambiente de mensagens lotado.

Replicar uma experiência presencial online

Um dos maiores desafios é proporcionar uma experiência real no mundo virtual. Um exemplo é a Nordstrom, que oferece imagens de produtos em diferentes cenários, ajudando os clientes a visualizar o uso em contextos variados.

Loja de roupas

A Nordstrom apresenta roupas em cenários casuais e formais, inspirando clientes a adicionar itens às suas coleções.

Casa de leilões

A Phillips transferiu o ambiente de leilão para o digital, oferecendo vídeos detalhados de alta resolução de suas obras, permitindo que os clientes vejam detalhes mesmo sem estarem presentes fisicamente.

Várias opções de entrega são fundamentais para a receita

“Se você é uma marca que ainda não oferece opções de entrega dinâmicas e preços, provavelmente está perdendo receita incremental”, disse Erica Randerson, Vice-presidente de e-commerce da Edible.

Randerson compartilha que a Edible testou opções de entrega, lançando a entrega em uma hora, o que gerou um impacto significativo na receita.

Obtenha feedback de quem trabalha diretamente com seus clientes

Os loops de feedback podem ser surpreendentes e valiosos para sua empresa de e-commerce.

Randerson compartilhou que suas lojas forneceram feedback sobre clientes que ligavam pedindo ajuda para escrever cartões de felicitações. Com a ajuda da IA, a Edible introduziu um novo recurso para ajudar a escrever mensagens para entes queridos.

Mantenha o processo de checkout suave

Evite que usuários se distraiam e abandonem o checkout. Certifique-se de que o usuário saiba qual ação tomar em seguida.

Katsarou também destaca a importância de garantir que os códigos de cupom funcionem. Mapas de calor e ferramentas de sessão são ótimas maneiras de monitorar o processo de checkout.

Principais conclusões

O e-commerce está em constante mudança. Adaptar-se às preferências, hábitos e expectativas em evolução dos consumidores é desafiador. Requer coleta constante de dados, correção de erros e identificação de tendências emergentes.

Conversas regulares ajudam a tomar decisões melhores. Seja conversando com representantes de vendas, analistas de dados ou clientes, as histórias deles têm um impacto significativo no produto que você constrói. Com uma mentalidade centrada no cliente, você pode criar uma presença online tão significativa quanto uma interação presencial.

  • Comparando as principais bibliotecas React toast

    Descubra as melhores bibliotecas de toast para React em 2025 e escolha a ideal para seu projeto.

    Descubra as melhores bibliotecas de toast para React em 2025 e escolha a ideal para seu projeto.

    Ler notícia completa
    Mãos inserindo torradas em uma torradeira, sobrepostas por um ícone de átomo azul.
  • IA Agentica: Decisões Autônomas em Empresas

    Empresas adotam IA agentica para decisões autônomas, prometendo eficiência e redução de custos operacionais.

    Empresas adotam IA agentica para decisões autônomas, prometendo eficiência e redução de custos operacionais.

    Ler notícia completa
    Textura de superfície escura com manchas verdes e azuis brilhantes sobre um fundo preto e texto sobre inteligência artificial.
  • TanStack Start ou Next.js: Escolha o melhor framework React

    Comparação entre TanStack Start e Next.js: conheça suas diferenças e escolha o framework React ideal para seu projeto.

    Comparação entre TanStack Start e Next.js: conheça suas diferenças e escolha o framework React ideal para seu projeto.

    Ler notícia completa
    Imagem apresenta dois ícones sobre fundo azul em degradê: à esquerda, um ícone de praia tropical com palmeira; à direita, um ícone preto com a letra N. Texto
  • Guia Completo de Técnicas de Design UX

    O design UX pode ser confuso com tantas tarefas a realizar, mas é essencial acertar nas técnicas de design. Este guia apresenta as técnicas de design mais utilizadas no UX, desde a pesquisa de usuários até a prototipagem e testes. O primeiro passo é entender profundamente seus usuários. Técnicas de pesquisa incluem entrevistas, pesquisas, estudos […]

    Aprenda técnicas essenciais de UX Design para melhorar a experiência do usuário, desde pesquisa até prototipagem.

    Ler notícia completa
    Ícones de paleta de design gráfico em tons de rosa e roxo sobre um fundo rústico e texturizado de cor clara.
  • Inclua pesquisa para um design mais inclusivo

    O design inclusivo não começa em um arquivo do Figma ou em um caderno de esboços. Ele começa bem antes disso — com a compreensão dos usuários, para que você possa criar soluções que realmente funcionem para eles. Esse tipo de percepção não acontece por acaso; é necessário pesquisa intencional e inclusiva. Não se preocupe […]

    Design inclusivo começa com pesquisa inclusiva. Saiba como integrar inclusão no UX desde o início.

    Ler notícia completa
    Prancheta com gráfico de pizza e lista de tarefas, flutuando sobre um fundo roxo e azul ondulado com reflexos de luz.
  • Construção de UI com Google Stitch: Futuro do Frontend?

    O Google Stitch é uma ferramenta de design e desenvolvimento de UI impulsionada por IA que permite gerar designs de UI de qualidade profissional e código-fonte para web e mobile a partir de comandos de texto. O coding por “vibe” envolve o uso de IA para construir aplicações via prompts, sendo eficaz para design. Vamos […]

    Descubra como o Google Stitch pode revolucionar o design de interfaces com IA, gerando códigos e designs responsivos para web e mobile.

    Ler notícia completa
    Logo colorido do Google ao lado de um carretel de madeira com linha preta e agulha, sobre fundo branco.
  • Apple revive skeuomorfismo com Liquid Glass

    Todos estão comentando sobre Liquid Glass, a nova linguagem de design da Apple, revelada no WWDC 2025. A primeira impressão é de um visual brilhante, com camadas translúcidas e refrações brilhantes. No entanto, para quem conhece a história do skeuomorfismo da Apple, sabe que vai além de uma atualização estética. É um retorno ao UI […]

    Apple traz de volta o skeuomorfismo com o design Liquid Glass, repleto de camadas translúcidas e refrações brilhantes.

    Ler notícia completa
    Surfista com prancha à beira-mar ao pôr do sol, com telas flutuantes mostrando relógios mundiais, calendário, lembretes e clima.
  • Como Matthew Pizzi criou um LMS escalável e flexível

    Matthew Pizzi é Diretor de Produto da Contentstack. Ele fundou a Train Simple, adquirida pela Pluralsight em 2016. Agora, lidera a integração de IA e desenvolvimento de LMS na Contentstack. Na conversa, Matthew explica como ajudou a desenvolver a Contentstack Academy, destacando a personalização para diferentes perfis de aprendizagem e a escalabilidade. Construindo uma plataforma […]

    Descubra como Matthew Pizzi desenvolveu o Contentstack Academy, um LMS inovador e flexível, utilizando tecnologia de ponta.

    Ler notícia completa
    Banner profissional com foto de Matthew Pizzi, Diretor de Produto na Contentstack, logotipos de Contentstack e LogRocket, sobre fundo roxo com linhas azuis e rosas.
  • Como criar variações de estilo em temas WordPress

    Os temas de bloco do WordPress oferecem grande flexibilidade, permitindo alterações de estilo e layout diretamente no navegador, sem necessidade de programação. Eles podem incluir padrões de bloco e variações de estilo. As variações de estilo oferecem um ponto de partida para o design, permitindo criar combinações de cores e tipografias, assim como estilos de […]

    Aprenda a criar variações de estilo em temas WordPress para personalizar seu site sem precisar de conhecimentos em programação.

    Ler notícia completa
    Interface de usuário de um tema de site, mostrando opções de estilo com variações de cor e fonte.