Guia para workshops de gestão de produtos eficazes
Aprenda a planejar workshops de gestão de produtos com foco em resultados estratégicos e alinhamento dos envolvidos.

Conduzir workshops não se resume a uma série de atividades, mas sim em alcançar resultados estratégicos. Este artigo expande sobre a importância de pensar como um designer estratégico e não apenas seguir fórmulas, oferecendo três exemplos de workshops que geram valor significativo.
Por que muitos workshops de gestão de produtos falham
Imagine lidar com stakeholders que puxam você em direções diferentes em uma grande iniciativa de produto. O marketing quer a funcionalidade A, a engenharia questiona o cronograma e a liderança duvida da abordagem. Você precisa desesperadamente de alinhamento.
Você planeja um workshop no estilo de sprint de design, acreditando que sairá com alinhamento. No entanto, ao invés de gerar soluções, as pessoas debatem se o problema está corretamente definido. Ao repensar o objetivo do workshop, você prioriza o contexto, as pessoas e o timing, percebendo que o foco deve ser no resultado desejado, não nas atividades.
Planeje o workshop como uma jornada do usuário
Em vez de escolher atividades primeiro, pense no seu workshop como uma jornada do usuário. Leve os participantes de um estado atual (confusão, desalinhamento) para um resultado desejado (decisões tomadas, conceitos gerados). Aqui estão seis etapas principais:
1. Planeje com o resultado em mente (não as atividades)
Comece perguntando: “O que exatamente eu preciso obter ao sair desta sala?” Seu resultado determina todo o resto.
2. Mapeie seus participantes para seu objetivo
Agora que o resultado está estabelecido, quem tem a expertise necessária? Quem pode tomar decisões? Diferentes combinações são necessárias para diferentes objetivos.
3. Defina sua jornada de resultados
Defina os passos que os participantes precisam seguir para alcançar seus objetivos, focando no ‘o quê’, não no ‘como’.
4. Projete atividades para cada etapa da jornada
Escolha atividades para cada etapa que ajudem a mover as pessoas pela jornada mapeada. Combinar o tipo de atividade com o que as pessoas precisam fazer mental e emocionalmente é essencial.
5. Planeje para interrupções na jornada (Sempre tenha um plano B)
As pessoas nem sempre seguirão sua jornada planejada. Considere alternativas para possíveis interrupções.
6. Gerencie a energia durante a jornada
As pessoas têm limites de atenção e capacidade emocional. Desenhe sua jornada com a gestão de energia em mente.
Passos essenciais de preparação que muitos ignoram
A preparação cuidadosa do workshop é crucial. Entenda quem são os participantes, suas prioridades e expertise.
Duas maneiras estratégicas de usar workshops
Os gerentes de produto devem ver workshops como ferramentas específicas para diferentes resultados, como aceleradores de tomada de decisão e ferramentas de gestão de mudanças.