Estratégias D2C para Ferramentas Internas, com J. Swanke
Julie Swanke compartilha estratégias D2C para criar ferramentas internas eficazes, focando em usabilidade e intuição.

Julie Swanke recentemente fundou sua própria consultoria, Highline Digital, após trabalhar como Diretora de Produto Digital na Target. Ela iniciou sua carreira na Best Buy e passou por diversas posições antes de assumir o cargo na Panasonic North America.
Em nossa conversa, Julie enfatiza a importância de priorizar a intuição e a facilidade de uso ao desenvolver ferramentas internas, usando a mesma diligência que no software para consumidores.
Desenvolvendo ferramentas para equipes e stakeholders
Julie aplica estratégias D2C centradas no cliente para melhorar ferramentas e softwares internos. Isso é crucial para o sucesso das equipes e, por consequência, para a satisfação do cliente.
Ela recomenda envolver usuários e líderes desde o início para obter insights e sugere a prática de “ride-alongs” para entender melhor os desafios diários das equipes.
Julie também menciona a importância dos “produtos minimamente amáveis” para garantir a adoção das ferramentas.
Medição do sucesso das ferramentas internas
Julie fala sobre segmentação de grupos de usuários para identificar desafios únicos e a importância de adaptar as ferramentas a diferentes expectativas culturais e tecnológicas.
Construindo ferramentas em culturas e regiões diversas
Para garantir a colaboração global, Julie enfatiza a clareza nos objetivos e a autonomia regional, além de criar espaços para discussões informais.
Encontrando o equilíbrio certo
Julie discute a importância do equilíbrio entre necessidades do cliente, requisitos técnicos e objetivos de negócios, além de ressaltar a importância de manutenção contínua e escalabilidade dos sistemas.