Categorias do Site

Crescimento: Estratégia de Produto ou Vendas?

Descubra qual estratégia de crescimento é ideal: foco no produto ou nas vendas, e suas vantagens e desvantagens.

Gráfico de barras colorido com tendência de crescimento sobre fundo abstrato de linhas curvas em branco.

Não importa o quão incrível seu produto seja se ninguém sabe que ele existe. Por isso, sua estratégia de crescimento é tão importante quanto a estratégia do próprio produto.

Existem duas estratégias comuns de aquisição de clientes: crescimento liderado por produto e liderado por vendas. Este artigo explora essas estratégias, suas diferenças e como escolher a abordagem certa.

O que é crescimento liderado por produto (PLG)?

Crescimento liderado por produto (PLG) é uma estratégia em que o próprio produto é a principal fonte de aquisição de clientes. Exemplos incluem acesso freemium, testes gratuitos e acesso sandbox.

O que é crescimento liderado por vendas?

O crescimento liderado por vendas foca em interações diretas com potenciais clientes, seja através de contatos diretos ou sessões de demonstração.

Diferenças entre crescimento liderado por produto e vendas

Área Crescimento liderado por produto Crescimento liderado por vendas
Motor de crescimento Experiência do produto Esforço da equipe de vendas
Meio de aquisição Freemium, testes, sandbox Chamadas diretas, demonstrações
Público-alvo Usuários individuais, PMEs Empresas, indivíduos de alto valor
Processo de compra Autônomo, auto-dirigido Assistido por vendas
Relacionamento com o cliente Focado na entrega de valor do produto Focado em construir relacionamentos
Onboarding Autônomo Guiado

Vantagens e desvantagens do crescimento liderado por produto

Vantagens incluem custos de aquisição de clientes mais baixos e escalabilidade. Desvantagens incluem necessidade de um produto altamente intuitivo e menores taxas de conversão.

Vantagens e desvantagens do crescimento liderado por vendas

Vantagens incluem alta receita por cliente e retenção. Desvantagens são o custo elevado e a falta de escalabilidade.

Fatores a considerar na escolha entre crescimentos liderados por produto e vendas

Considere a complexidade do produto, público-alvo, necessidade de escalabilidade e maturidade do produto.

Factors

Considerações finais

Ambos os modelos de crescimento têm seu mérito. Crescimento liderado por produto é ideal para B2C e pequenas empresas, enquanto o liderado por vendas é mais adequado para grandes corporações. Experimentos podem ajudar a determinar a melhor abordagem.

  • Enfrentando a Complexidade com GraphQL

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Ler notícia completa
    Banner de podcast da UX Magazine intitulado
  • UX: Emoções Além das Telas no Design

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Ler notícia completa
    Símbolo abstrato em tons de marrom e laranja que se assemelha a uma pessoa estilizada com braços estendidos e uma perna erguida.
  • Como usar CSS line-clamp para limitar texto

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Ler notícia completa
    Fundo gradiente em tons de laranja e violeta com o texto
  • Promise.all ainda é relevante em 2025?

    Antes das promises serem introduzidas nativamente no JavaScript, usávamos muitos callbacks para tarefas assíncronas. É comum ver callbacks sendo usados, pois muitos desenvolvedores podem ainda pensar que callbacks e promises são o mesmo, mas não são. Quando promises foram introduzidas, substituíram amplamente os callbacks, tornando a sintaxe mais compreensível. Em 2025, com async/await, Promise.allSettled, Promise.any […]

    Promise.all é crucial para tarefas assíncronas, mas novas alternativas surgem em 2025. Saiba quando usá-lo.

    Ler notícia completa
    Logotipo do JavaScript (JS) em quadrado amarelo sobre fundo com ondas suaves em tons de branco e cinza claro.
  • Equilibrando IA e UX: O Desafio do Design Humanizado

    A IA está sendo integrada aos fluxos de trabalho de design modernos, ajudando na geração de conteúdo, ideação e prototipagem. Isso aumenta a eficiência das equipes de design, aprimorando a forma como criamos, pensamos e resolvemos problemas. No entanto, a IA também traz preocupações ao processo de design, como a possível perda de foco no […]

    Descubra como manter o design UX humanizado enquanto utiliza IA para otimizar processos e aumentar a produtividade.

    Ler notícia completa
    Mão robótica branca tocando a ponta do dedo de uma mão humana contra um fundo colorido em tons de arco-íris.
  • A Revolução dos Navegadores com IA: Impactos e Futuro

    Há uma revolução silenciosa ocorrendo em um software que você usa diariamente, mas raramente pensa sobre: o navegador. Chrome, Safari, Firefox têm sido nossas janelas para a web por décadas. Agora, algo significativo está acontecendo. Uma nova espécie de navegador está surgindo: o navegador com IA. Ele não apenas muda como navegamos, mas redefine o […]

    Navegadores com IA estão mudando a web, impactando a criatividade, economia e verdade online.

    Ler notícia completa
    Tela de interface do Instacart mostrando produtos essenciais para praia à venda, como protetor solar e toalhas, com uma janela de chat com o assistente virtual aberta.
  • As 3 previsões para o futuro do design UX

    A evolução tecnológica moderniza e melhora todas as áreas da tecnologia, incluindo o design de dispositivos digitais, automação, desenvolvimento de software e design UI/UX. Essa evolução e as inovações em HCI (Interação Humano-Computador) impulsionam o design UI/UX para ajudar designers a criar produtos digitais mais amigáveis, usáveis e produtivos para todos os usuários. O design […]

    Confira as três principais previsões para a próxima era do design UX e como elas podem impactar o futuro das interfaces digitais.

    Ler notícia completa
    Ilustração em 3D de um computador desktop moderno com ícones em estilo futurista na tela, sobre fundo roxo com linhas de rede digitais.
  • A Importância do Enquadramento no Design

    No design, o enquadramento do problema está se tornando o cerne do papel humano. À medida que a IA, ou o que chamo de Programa, assume mais o trabalho de solução, nosso ofício muda para como tratamos o problema. “A IA não está substituindo designers; está substituindo designers que focam em saídas automatizáveis.” Citação e […]

    Explorando como o enquadramento de problemas redefine o papel humano no design em tempos de IA.

    Ler notícia completa
    Imagem de rabisco em preto e branco cheia de palavras e desenhos, incluindo cabeças estilizadas, uma palavra
  • Psicologia Ética no E-commerce: Facilite Compras

    A psicologia no e-commerce tem uma má reputação, muitas vezes associada a táticas de manipulação como escassez artificial e cobranças ocultas. No entanto, existe um lado positivo: a facilitação das compras sem manipulação. Trabalhando anos com e-commerce, percebi que a maioria dos problemas de conversão está em facilitar o processo de compra. Vou mostrar quatro […]

    Aprenda como remover barreiras psicológicas no e-commerce, promovendo compras éticas sem manipulação.

    Ler notícia completa
    Ilustração de um trator removendo neve da estrada, com carros vermelhos parcialmente cobertos de neve ao lado. Ambiente frio com árvores ao fundo.