UX acima da dobra: mudanças necessárias
Mudanças no design acima da dobra são essenciais para capturar a atenção dos usuários que agora tendem a rolar a página rapidamente.

Historicamente, o conteúdo acima da dobra de um site ou aplicativo era crucial para atrair a atenção dos visitantes. No entanto, o comportamento dos usuários mudou, com muitos rolando rapidamente para além da dobra.
Este artigo explica o que é a dobra, como os visitantes atuais reagem ao conteúdo acima dela e como projetar tanto o conteúdo acima quanto abaixo da dobra.
O que é a dobra?
Em um site ou aplicativo, a dobra é a linha horizontal que separa o conteúdo inicial da visualização do restante abaixo. O conteúdo acima da dobra é o que os usuários veem antes de rolar, enquanto o conteúdo abaixo é visto após a rolagem.
Por que o conteúdo acima da dobra é importante?
No início dos anos 2000, as empresas online perceberam que o conteúdo acima da dobra convertia melhor, pois os visitantes hesitavam em rolar a página devido à falta de mecanismos de rolagem nos mouses. Isso tornou o espaço acima da dobra valioso.
Hoje, no entanto, os designs padronizados e palavras de marketing vazias levam à cegueira de banners, onde os usuários ignoram instintivamente regiões que podem ter anúncios.
Com dispositivos de rolagem mais amigáveis e redes sociais tornando a rolagem viciante, muitos usuários pulam o conteúdo acima da dobra por instinto.
Dicas de UX para conteúdo acima da dobra
Encante usuários com um design único
O único modo de combater a cegueira de banners é com um design único. Evite tendências de design e crie uma identidade visual icônica e detalhada.
Desperte o interesse do usuário antes de convertê-lo
Não vá direto ao ponto — capture o interesse com uma proposta de valor clara e interessante, sem palavras vazias.
Dicas de UX para conteúdo abaixo da dobra
Use o conteúdo abaixo da dobra para atrair usuários
Priorize o conteúdo mais importante, respondendo às perguntas dos visitantes. Use pesquisas de saída e testes A/B para entender melhor seus usuários.
Modere os visuais abaixo da dobra
Tenha uma proporção saudável de visuais e conteúdo. Muitos visuais podem distrair os usuários que buscam respostas.
Conclusões
Os usuários não reagem à dobra como antes. Precisamos mudar nossas estratégias para garantir que sites e apps tenham impacto. Algumas dicas incluem encantar com um design único, despertar interesse antes da conversão, e usar analytics para entender o que os usuários desejam.