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5 lições de gerentes de produtos de e-commerce

Descubra cinco lições valiosas de gerentes de produtos para aprimorar estratégias de e-commerce.

Ícone de hierarquia em redes com três silhuetas coloridas conectadas sobre fundo degradê azul e rosa.

O e-commerce está em constante evolução, com consumidores sempre desenvolvendo novas preferências. Manter-se atualizado é essencial para não ficar para trás.

Veja as principais lições compartilhadas por gerentes de produtos de e-commerce em entrevistas para a série Leader Spotlight da LogRocket, incluindo insights sobre como superar desafios e adotar estratégias inovadoras.

Priorize a experiência móvel

78% do tráfego de varejo ocorre em smartphones. Isso significa que cada pixel é valioso na tela do telefone.

“É importante revisar sempre a experiência de usuário móvel primeiro”, disse Victoria Katsarou, Vice-presidente de eCommerce da M.A.C North America. “A forma como você prioriza o conteúdo é ainda mais crucial no celular devido ao tamanho reduzido da tela.”

M.A.C. North America
A loja de e-commerce da M.A.C exibe as mesmas ofertas de marca na área de trabalho e no celular, mas adapta o conteúdo para telas menores

Gerentes de produtos devem considerar recursos disponíveis em dispositivos móveis, como Face ID ou Touch ID, para facilitar a experiência do usuário.

Outra área a explorar são as notificações push. Personalizá-las pode melhorar as taxas de reação em 400%. As notificações são uma forma valiosa de se destacar em um ambiente de mensagens lotado.

Replicar uma experiência presencial online

Um dos maiores desafios é proporcionar uma experiência real no mundo virtual. Um exemplo é a Nordstrom, que oferece imagens de produtos em diferentes cenários, ajudando os clientes a visualizar o uso em contextos variados.

Loja de roupas

A Nordstrom apresenta roupas em cenários casuais e formais, inspirando clientes a adicionar itens às suas coleções.

A loja de e-commerce da Nordstrom inclui roupas estilizadas e vídeos de produtos em listagens de produtos

Casa de leilões

A Phillips transferiu o ambiente de leilão para o digital, oferecendo vídeos detalhados de alta resolução de suas obras, permitindo que os clientes vejam detalhes mesmo sem estarem presentes fisicamente.

Imagem do canal do YouTube da Phillips, onde eles compartilham vídeos detalhados e de alta resolução de suas obras e galerias

Várias opções de entrega são fundamentais para a receita

“Se você é uma marca que ainda não oferece opções de entrega dinâmicas e preços, provavelmente está perdendo receita incremental”, disse Erica Randerson, Vice-presidente de e-commerce da Edible.

Randerson compartilha que a Edible testou opções de entrega, lançando a entrega em uma hora, o que gerou um impacto significativo na receita.

O site da Edible inclui uma categoria de produtos disponíveis para entrega no mesmo dia, além de oferecer outras opções de entrega, incluindo uma hora, no dia seguinte e programada

Obtenha feedback de quem trabalha diretamente com seus clientes

Os loops de feedback podem ser surpreendentes e valiosos para sua empresa de e-commerce.

Randerson compartilhou que suas lojas forneceram feedback sobre clientes que ligavam pedindo ajuda para escrever cartões de felicitações. Com a ajuda da IA, a Edible introduziu um novo recurso para ajudar a escrever mensagens para entes queridos.

O recurso “Write For Me” da Edible usa IA para criar uma mensagem de presente para acompanhar a compra de um cliente

Mantenha o processo de checkout suave

Evite que usuários se distraiam e abandonem o checkout. Certifique-se de que o usuário saiba qual ação tomar em seguida.

Katsarou também destaca a importância de garantir que os códigos de cupom funcionem. Mapas de calor e ferramentas de sessão são ótimas maneiras de monitorar o processo de checkout.

Principais conclusões

O e-commerce está em constante mudança. Adaptar-se às preferências, hábitos e expectativas em evolução dos consumidores é desafiador. Requer coleta constante de dados, correção de erros e identificação de tendências emergentes.

Conversas regulares ajudam a tomar decisões melhores. Seja conversando com representantes de vendas, analistas de dados ou clientes, as histórias deles têm um impacto significativo no produto que você constrói. Com uma mentalidade centrada no cliente, você pode criar uma presença online tão significativa quanto uma interação presencial.

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