Guia de Estilo vs. Sistema de Design: Diferenças
Entenda as diferenças entre guias de estilo e sistemas de design e como usá-los no design de produtos.

Embora muitos designers usem guias de estilo e sistemas de design de forma intercambiável, eles são ferramentas distintas com suas próprias forças e fraquezas. Compreender suas diferenças é crucial para evitar impactos negativos no processo de design e desenvolvimento de produtos.
Um guia de estilo é um documento que apresenta diretrizes para manter a consistência visual em interfaces de produtos, enquanto um sistema de design é uma coleção de componentes e padrões que ajuda na criação de interfaces consistentes.
O que é um guia de estilo?
No design UI/UX, um guia de estilo refere-se a um documento que apresenta diretrizes para segmentos visuais repetitivos e conteúdo em interfaces de produto para gerenciar a consistência em todas as partes de um software. As equipes de design criam guias de estilo com base na marca da empresa, filosofia de design e preferências dos designers para usar como base para estilizar interfaces de produtos.
Um guia de estilo genérico geralmente estabelece diretrizes para cores, tipografia, imagens, estados de componentes de UI, uso de logotipo e qualquer entidade visual que exija consistência.
Usar um guia de estilo melhora o processo geral de UI/UX ao:
- Fornecer designs de produto de alta qualidade que ajudam a gerenciar a consistência
- Incorporar a marca da empresa para representá-la através do produto
- Eliminar reuniões indesejadas e confusões ao longo do processo de design, aumentando a eficiência da entrega
Usar um guia de estilo também melhora o processo geral de desenvolvimento ao:
- Ajudar desenvolvedores a criar interfaces de produtos de alta qualidade e consistentes com base em especificações de protótipos, oferecendo um documento de diretrizes centralizado
- Facilitar o processo de transferência de design, eliminando reuniões desnecessárias que se concentram em questões relacionadas à marca e consistência de UI
Veja como a Spotify estrutura sua documentação de guia de estilo:
Spotify style guide’s documentation
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Elementos-chave em um guia de estilo
Um documento de guia de estilo orienta sobre como aplicar estilos consistentes para cada elemento de UI em uma interface de produto. Aqui estão os elementos-chave em um documento de guia de estilo moderno:
- Paleta de cores — Cores específicas para primeiros planos e fundos de elementos de UI com base na marca da empresa e filosofia de design selecionada
- Tipografia — Explica como criar títulos, parágrafos, rótulos e qualquer segmento textual consistente com fontes sugeridas, estilos de texto, espaçamento e caixa de letra
- Detalhes de marca — Descreve como você pode usar logotipos, cores e conteúdo de marca sem alterar as diretrizes originais da marca da empresa
- Imagens — Orienta como designers devem usar imagens adequadas (fotos, ilustrações, ícones, diagramas, gráficos etc.) sob a filosofia de design selecionada e esquemas de cores recomendados
- Diretrizes de design principais — O que fazer e o que não fazer para tomar decisões de design fundamentais (como colorir e posicionar botões de caixa de diálogo)
- Diretrizes de conteúdo — Recomenda como alcançar a consistência e controlar o tom de linguagem em segmentos de conteúdo semelhantes repetitivos (diretrizes para mensagens de erro)
- Layout — Instrui como margens, preenchimentos e fluxo de elementos de UI podem ser estruturados com layouts e como elementos de UI atômicos podem usar espaçamento
- Estados de elementos de UI — Inclui visualizações de estados de elementos de UI atômicos (estados de um elemento de botão) que designers podem usar como base para criar componentes de protótipo
Além desses elementos gerais, às vezes você pode ter que incluir diretrizes e fatos de design exclusivos com base em decisões de design de produto iniciais. Componentes reutilizáveis não fazem parte de um documento normal de guia de estilo, mas alguns designers estendem seus guias de estilo adicionando componentes reutilizáveis criados com suas ferramentas de prototipagem favoritas para acelerar o design de novos produtos.
O que é um sistema de design?
Em design UI/UX, um sistema de design é uma coleção de blocos de construção e padrões que ajudam a criar de forma eficiente uma ampla gama de interfaces de produto consistentes. Equipes de design e desenvolvimento de produtos criam sistemas de design criando bibliotecas de componentes, bibliotecas de padrões e padrões de design com base em guias de estilo. Um sistema de design geralmente apresenta componentes disponíveis, padrões, tutoriais de design e padrões para designers e desenvolvedores usando um site de documentação.
Usar um sistema de design melhora efetivamente o processo geral de UI/UX ao:
- Aumentar as atividades de design e prototipagem de produtos, uma vez que você tem componentes e padrões pré-projetados reutilizáveis
- Preservar detalhes de marca da empresa através de elementos pré-projetados e padrões construídos usando um guia de estilo fundamental
- Implementar um catálogo de design escalável e centralizado que a equipe de produto pode usar para construir quase todos os designs de produtos
Veja como o sistema de design Material do Google estrutura sua documentação:
Google Material design system’s documentation
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Elementos-chave em um sistema de design
Um sistema de design oferece blocos de construção e padrões de design/desenvolvimento de produtos explicando como criar interfaces de produtos de alta qualidade. Elementos-chave incluem:
- Guia de estilo — Um sistema de design usa um guia de estilo como o documento de design fundamental e o apresenta na documentação do sistema de design
- Componentes reutilizáveis — Componentes atômicos pré-fabricados (botões, menus suspensos, cartões, acordiões, etc.) que você pode usar para prototipagem e que os desenvolvedores podem usar para construir as interfaces de produtos digitais reais
- Padrões reutilizáveis — Uma coleção de arranjos de componentes atômicos que designers e desenvolvedores podem usar instantaneamente com pequenos ajustes (um segmento genérico de UI de barra de navegação)
- Sistema de layout — Diretrizes para designers e uma biblioteca de layout pré-fabricada para desenvolvedores construírem a estrutura da UI
- Tokens de design — Valores atômicos pré-definidos (cores, tamanhos de fonte, preenchimentos, etc.) de acordo com o guia de estilo para designers e desenvolvedores
- Documentação para designers — Como criar designs de produtos e protótipos usando blocos de construção e padrões pré-fabricados
- Documentação para desenvolvedores — Como criar interfaces de produtos reais usando componentes de código e padrões
- Bibliotecas de ativos — Ícones, ilustrações, segmentos de conteúdo e outros módulos de recursos visuais que designers e desenvolvedores podem importar para seus ambientes de design/desenvolvimento
- Padrões e práticas — Melhores práticas que designers e desenvolvedores podem seguir para construir interfaces de produtos usando de maneira ideal os recursos pré-fabricados disponíveis
Além desses elementos gerais, alguns sistemas de design modernos implementam pré-visualizações ao vivo e tutoriais interativos para melhorar a capacidade de aprendizado do sistema de design. Por exemplo, veja como a documentação do sistema de design da Atlassian permite que os desenvolvedores vejam pré-visualizações ao vivo e copiem trechos de código de forma produtiva:
Atlassian design system documentation improves developer productivity with CodeSandbox integration and copy-code option
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Guia de estilo vs. sistema de design
Num nível alto, um guia de estilo vive dentro de um sistema de design. Vamos comparar suas semelhanças e diferenças.
Semelhanças
- Ambos ajudam designers e desenvolvedores a alcançar consistência em segmentos de UI repetitivos, melhorando eficiência e agilizando atividades do processo de design
- Ambos apresentam uma documentação bem estruturada para designers e desenvolvedores
Diferenças
- Um guia de estilo é um documento básico que estabelece diretrizes de marca e design de baixo nível, enquanto um sistema de design oferece blocos de construção pré-fabricados para criar protótipos de produtos e UIs finais
- Um guia de estilo foca em identidade visual de baixo nível e detalhes de marca de um produto, enquanto um sistema de design oferece uma solução abrangente para o design de produto de alto nível
- Um guia de estilo está diretamente conectado à marca da empresa e filosofia de design, mas o sistema de design está diretamente conectado ao guia de estilo e padrões
Guia de estilo e sistema de design ajudam a desenvolver produtos consistentes e de alta qualidade, mas são componentes diferentes. O guia de estilo é um documento básico que estabelece diretrizes de marca e design de baixo nível, enquanto um sistema de design usa o guia de estilo e fornece blocos de construção e padrões para criar produtos consistentes de forma eficiente.