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Quando tabelas comparativas prejudicam o UX

Descubra por que tabelas comparativas podem prejudicar o UX e saiba alternativas eficazes.

Ícone roxo com dois blocos e seta indicando transformação de A para B, sobre fundo radial cinza e branco.

Tabelas comparativas de recursos são comuns para mostrar como seu produto se compara a concorrentes, mas muitas vezes fazem mais mal do que bem. Quando usadas no contexto errado — como com usuários desinformados ou em mercados saturados — podem confundir ou até direcionar usuários direto para seus concorrentes.

Quando Tabelas Comparativas Prejudicam o UX

Este blog analisa situações em que tabelas comparativas falham, por que elas podem prejudicar seu UX e conversões, e o que usar em vez disso.

Desde contar histórias de casos de uso até design emocional, mostramos maneiras mais eficazes de comunicar o valor do seu produto — e quando as tabelas comparativas podem realmente fazer sentido.

Não tem certeza de quando usar uma tabela comparativa?

Também criei uma lista de verificação gratuita para download — com sinais de alerta para orientar sua decisão e ajudar a evitar armadilhas comuns de UX.

O que são tabelas comparativas de recursos?

Tabelas comparativas de recursos — tabelas que comparam seu produto com alternativas competitivas — são um elemento comum de design de UX e marketing. Elas são diretas, informativas e, em seu melhor, mostram como seu produto supera os concorrentes e ajudam os usuários a tomar decisões informadas mais rapidamente.

Veja este exemplo:

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Um exemplo de tabela comparativa de recursos de podia.com

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Um exemplo de tabela comparativa de recursos de podia.com

No entanto, quando usadas no contexto errado, essas tabelas podem confundir e prejudicar suas taxas de conversão.

Para ser franco, quanto mais experiência tenho em design orientado para conversão, mais me torno contra as tabelas comparativas. Não me entenda mal, há situações em que funcionam bem, mas na maioria dos casos, existem alternativas melhores.

Vamos dar uma olhada mais profunda nesses casos.

Quando tabelas comparativas não funcionam

Há muitas situações em que você deve evitar tabelas comparativas em seu design:

Os usuários ainda não entendem o produto

Para entender uma tabela comparativa, os usuários precisam entender o que estão comparando. Isso não ocorre se eles não compreendem totalmente o produto.

Se o seu produto é novo e você atrai tráfego de fontes de baixa intenção, a tabela comparativa só adiciona mais confusão.

Alternativa melhor

Para produtos não estabelecidos, foque em contar histórias de casos de uso. Um título como “software de gestão de clientes para freelancers que trabalham com dez ou menos clientes” explica melhor do que qualquer tabela comparativa.

Exceção

Uma tabela comparativa pode funcionar para novos produtos se houver um líder de mercado estabelecido.

Por exemplo, se você está criando uma nova ferramenta de design de UI, compará-la com o Figma pode proporcionar uma visão rápida do que você é e, mais importante, por que você é diferente.

Os concorrentes são melhores na maioria das áreas

Comparar seu produto com concorrentes não faz muito sentido se eles são melhores na maioria das áreas. Mesmo assim, uma tabela comparativa é arriscada se os concorrentes são melhores em 2 de 10 recursos principais. As chances são de que esses dois recursos são muito importantes para alguns usuários.

Alternativa melhor

Foque sua comunicação em sua vantagem competitiva. Pense na força chave em que você investe para vencer o mercado. Se você é o mais fácil de usar, foque nisso. Se você é o mais rápido, lembre-os disso com frequência.

Se você não consegue superar líderes do setor, o que é comum, foque em nichar o que você é ótimo.

Exceção

Pode fazer sentido selecionar apenas os recursos em que você é melhor para a tabela comparativa. Por exemplo, em vez de comparar todos os recursos, compare apenas os dois em que você é melhor.

Pode funcionar se seu produto for sobre esses recursos específicos.

Recursos requerem contexto para entender

Nem todos os recursos são óbvios para não usuários. Por exemplo, listar “Pontuação de IA” ou “Roteamento Inteligente” pode parecer impressionante, mas para quem? Como um produto com roteamento inteligente difere de um sem ele?

Se as coisas que você compara não são óbvias à primeira vista, você está apenas introduzindo ruído.

Alternativa melhor

Foque em descrever seus recursos e capacidades inovadoras. Em vez de explicar que “você os tem e outros não”, foque em educar o que eles realmente são.

Exceção

Se você trabalha com um público muito técnico que não só entende esses detalhes, mas também se importa com eles, então tal tabela pode fazer sentido até mesmo para capacidades complexas.

Os usuários são emocionalmente motivados

Muitas vezes, tomamos decisões com base em emoções e depois as justificamos com lógica e argumentos sólidos. É assim que o cérebro humano funciona.

O problema com as tabelas comparativas é que elas não despertam emoção. São insípidas e focadas em fatos, enquanto a maioria dos compradores potenciais é emocionalmente motivada.

Alternativa melhor

Foque nos princípios do design emocional. Adicione imagens vívidas, provas sociais e depoimentos para construir uma promessa convincente que desperte emoções.

Exceção

Tabelas comparativas podem fazer sentido mais adiante no funil, quando os usuários já decidiram emocionalmente e buscam argumentos lógicos para justificar sua escolha.

Os usuários não estão cientes dos concorrentes

A principal premissa da tabela comparativa é mostrar como você difere ou é melhor do que os concorrentes. Mas isso pressupõe que os usuários sabem quais são as alternativas.

Se não estiverem cientes, não só você está adicionando ruído, mas também encorajando usuários que pensavam que você era a única solução a explorar e comparar outras opções.

Alternativa

Foque em destacar sua proposta de valor e quais casos de uso você atende. Comparar com concorrentes não deve ser seu principal argumento de venda.

Exceção

Se houver um grande concorrente estabelecido com muitos problemas e que muitos realmente odeiam, mas usam porque é “o mais confiável” (pense em Jira, Salesforce), então usá-lo como ponto de comparação pode ajudá-lo a fazer um argumento convincente.

Muitos concorrentes

Se houver mais de três concorrentes viáveis e conhecidos, você estará introduzindo sobrecarga de informação. Quando as pessoas são forçadas a comparar várias opções, muitas vezes ficam paralisadas pelo paradoxo da escolha e não tomam nenhuma decisão.

Alternativa

Como antes — foque no valor que seu produto proporciona e para quem ele é, não em quem você compete.

Exceção

Se as pessoas costumam procurar “X vs Y” ou “alternativa ao produto X” nos mecanismos de busca, pode fazer sentido criar várias subpáginas dedicadas focadas em uma única comparação de concorrente para obter algum tráfego.

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Podia aposta na comparação competitiva, mas em vez de criar uma tabela esmagadora, eles possuem quarenta e duas (!!) tabelas focadas

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Podia aposta na comparação competitiva, mas em vez de criar uma tabela esmagadora, eles possuem quarenta e duas (!!) tabelas focadas

Muitos recursos para comparar

Se seu produto é muito complexo e oferece várias capacidades críticas, como o Jira, então uma tabela comparativa rapidamente se tornará esmagadora.

Alternativa

Produtos complexos funcionam melhor quando explicados em termos simples. Por que você tem tantos recursos? Que problema isso resolve e como? Explore maneiras de explicar isso para um leigo. É ótimo que você tenha cinquenta recursos, mas em vez de exibi-los imediatamente, foque na divulgação progressiva.

Exceção

Se seu público-alvo for muito detalhista e se importar com recursos específicos, considere criar uma tabela comparativa expansível, que é uma tabela onde:

  • 3-4 recursos principais são comparados
  • Há um CTA “Mostrar mais” que expande a tabela para mostrar todas as comparações

O mercado está evoluindo rapidamente

Por fim, tabelas comparativas precisam de manutenção. Se você e seus concorrentes evoluem muito, precisará atualizar a tabela com frequência. E sejamos honestos. Coisas assim passam despercebidas.

Isso pode levar a subcomunicar acidentalmente seu valor atual, ou até mesmo ser processado por desinformação, se sua tabela não representar mais o estado factual.

Alternativa

Ou tenha uma pessoa dedicada para monitorar mudanças e atualizar a tabela regularmente, ou simplesmente abandone-a.

Tabelas comparativas: Sim ou não?

Muito frequentemente, designers adicionam tabelas comparativas porque “elas parecem boas”. Sim, uma tabela comparativa é uma ótima maneira de melhorar a UI e preencher espaço vazio, mas a pergunta importante é: ela cumpre seu papel? Ajuda os usuários a tomar decisões rapidamente e aumenta as vendas?

Baseado na minha experiência otimizando funis, páginas de produtos e landing pages por alguns anos, elas geralmente não funcionam.

Elas apenas apresentam seu produto de uma perspectiva genérica e são mais complexas de entender do que um título bem pensado ou dois.

Eu só encontro três casos principais em que elas funcionam:

  • Seu público é muito técnico e focado em detalhes
  • Sua estratégia de produto é se posicionar contra um concorrente específico (por exemplo, “Jira, mas mais rápido”, “Salesforce, mas grátis”)
  • Seu público naturalmente procura por comparações, especialmente em mecanismos de busca

Em outros casos, embora existam alternativas viáveis para usar essas tabelas, como avançar no fluxo, torná-las dispensáveis, focar em recursos chave, e assim por diante, elas parecem não agregar muito valor.

Leve isto em consideração

Use uma tabela comparativa quando:Evite uma quando:
Sua estratégia de produto é construída em torno de um concorrente chave.Você está no início da jornada do usuário e precisa educar ou inspirar.
Seus usuários são técnicos e focados em detalhes.Você é mais fraco em várias áreas importantes.
Seu público está no final do funil, procurando justificativa lógica.Você está comparando muitos recursos ou concorrentes.

Como sempre, embora minhas experiências com tabelas comparativas não tenham sido ótimas até agora, isso não significa que elas não funcionarão no seu contexto. Ainda é um teste viável para executar. Eu apenas não o priorizaria muito, para ser justo.

Não tem certeza de quando usar uma tabela comparativa em seu design?

Baixe minha lista de verificação gratuita — está repleta de sinais vermelhos e verdes claros para ajudá-lo a decidir se uma tabela comparativa é a escolha certa para o seu produto. Seja você iniciante na jornada do usuário ou lidando com múltiplos concorrentes, esta lista guiará você para a melhor abordagem e garantirá que suas escolhas de design funcionem para seus usuários.

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