Categorias do Site

Por que ninguém lê sua documentação e como resolver

Descubra por que sua documentação não é lida e aprenda a torná-la mais eficaz e atraente para seus usuários.

Ícone de documento roxo sobre fundo texturizado de tons rosados e alaranjados, simulando uma superfície de pedra.

Ninguém evita ler a documentação do seu produto por preguiça, mas porque ela não foi escrita pensando neles. Muitas vezes, a documentação é criada para ser escrita, e não para ser útil. Em muitas equipes de produto, a documentação bem-intencionada acaba esquecida, soterrada sob o histórico de versões e abas esquecidas, tornando-se relíquias de reuniões passadas.

A razão principal pela qual ninguém lê a documentação não é a falta de importância, mas sim porque não foi projetada para ser útil. Assim como um produto falha quando não é construído com o usuário em mente, a documentação falha quando não é escrita pensando no leitor.

O cerne do problema

Gerentes de produto muitas vezes criam documentações densas, com especificações de recursos e documentos que mais parecem entradas da Wikipédia. Isso se otimiza para o conforto do escritor, e não para a compreensão do leitor. Três falhas comuns nas documentações são:

  1. Generalização excessiva — Documentos que tentam atender a todos, mas falham em focar nas necessidades específicas de cada público.
  2. Excesso de complexidade — Estruturas e formatações complexas tornam o conteúdo ilegível.
  3. Compartilhamento excessivo — Em vez de focar no que importa, o documento se torna um despejo de informações.

Documentos como interfaces

A arquitetura da informação é tão importante quanto a informação em si. Use cabeçalhos, espaços em branco e elementos visuais para guiar o leitor. A clareza é um resultado de design, não apenas de escrita.

Para melhorar a usabilidade dos documentos, considere:

  1. Regra dos cinco segundos — É possível entender rapidamente o propósito do documento?
  2. Teste de rolagem — A rolagem revela novas informações úteis?
  3. Convite à interação — O documento incentiva a interação ou feedback?

Se o seu documento é apenas um despejo estático de informações, não se surpreenda quando ele for ignorado.

Escolhendo a ferramenta certa

Ferramentas como Notion, Coda, e Google Docs podem ajudar a criar documentações mais claras e colaborativas. O importante é usar as ferramentas de forma intencional e evitar misturá-las durante um projeto.

Como fazer as pessoas lerem seus documentos

Para garantir que seus documentos sejam lidos, inicie com uma apresentação do documento e incentive a contribuição de todos os membros da equipe. Realize sprints de documentação e promova a equidade na criação de documentos.

Trate a documentação do produto como parte do próprio produto e projete-a para os humanos que a utilizam.

  • 40 Ações e Efeitos Gratuitos para Photoshop

    Descubra mais de 40 ações gratuitas para Photoshop em 2025. Transforme suas fotos com efeitos incríveis em poucos cliques.

    Descubra mais de 40 ações gratuitas para Photoshop em 2025. Transforme suas fotos com efeitos incríveis em poucos cliques.

    Ler notícia completa
    Imagem estilizada em tons de cinza de uma pessoa com moletom e touca, olhando para cima. Há texto e gráficos vermelhos e azuis sobrepostos em estilo glitch. Logo do Photoshop no canto.
  • Design Web Não-Linear: Futuro da Experiência do Usuário

    Descubra como o design web não-linear está revolucionando a experiência do usuário e trazendo mais dinamismo e interatividade.

    Descubra como o design web não-linear está revolucionando a experiência do usuário e trazendo mais dinamismo e interatividade.

    Ler notícia completa
    Mãos de pessoas trabalhando com esboços de interfaces de usuário, marcadores e um smartphone sobre a mesa.
  • Redesign de Produto: Estratégias de Sucesso

    Descubra como Tyler Stone liderou o redesign completo de produto na Sensor Tower, aprimorando a experiência do usuário.

    Descubra como Tyler Stone liderou o redesign completo de produto na Sensor Tower, aprimorando a experiência do usuário.

    Ler notícia completa
    Imagem promocional de Tyler Stone, associado diretor de produto na Sensor Tower, com ícones dos logos da LogRocket e Sensor Tower, fundo gráfico azul.
  • NVIDIA: Futuro da Potência de IA de $4 Trilhões

    Com a Inteligência Artificial se tornando central na construção e interação com sistemas digitais, é fascinante conhecer a história de como o hardware, originalmente criado para jogos, impulsionou essa era explosiva da tecnologia. Neste episódio de Invisible Machines, o jornalista e biógrafo Stephen Witt se junta a Robb Wilson, CEO e Co-Fundador da OneReach.ai, e […]

    Descubra como a liderança de Jensen Huang levou a NVIDIA ao auge da IA e o que vem a seguir.

    Ler notícia completa
    Homem careca em banner de podcast da UX Magazine sobre o futuro da NVIDIA em IA, titulado
  • Desenvolva apps de IA com React e MediaPipe

    MediaPipe é um framework do Google para executar modelos de IA em dispositivos, focado em tarefas de visão, como detecção de rosto e rastreamento de mãos. Agora, ele funciona como um framework de código aberto, construído com TensorFlow, ajudando desenvolvedores a criar aplicações robustas de IA para mídias em tempo real e estáticas em diferentes […]

    Aprenda a criar apps de IA em React usando APIs mais recentes do MediaPipe para detecção de objetos em tempo real.

    Ler notícia completa
    Ícone azul com a palavra
  • Como prosperar no mundo assistido por IA

    Como designer de produto, meu fluxo de trabalho era linear: abria o Figma, Photoshop, Keynote e seguia em frente. Hoje, no mundo assistido por IA, meu fluxo é não-linear, envolvendo múltiplas ferramentas e colaboração remota. A mudança nos hábitos de trabalho, acompanhando a aceleração da IA, transformou meu processo criativo. Produzo trabalhos melhores com menos […]

    Descubra como otimizar seu fluxo criativo no ambiente assistido por IA, aprimorando produtividade e criatividade.

    Ler notícia completa
    Ilustração gráfica de uma interface de usuário com painéis, um foguete 3D e texto sobre pensamento criativo no mundo da IA.
  • 12 exemplos de UX para evitar erros de usuário

    Erros de usuário são comuns, como senhas digitadas incorretamente ou botões mal rotulados. No entanto, muitos desses erros podem ser evitados com um design eficaz. Em vez de culpar os usuários, designers de UX buscam prevenir esses erros. Vamos explorar 12 exemplos reais de design UX que reduzem erros e melhoram a experiência do usuário, […]

    Descubra 12 exemplos de design UX que evitam erros de usuários, melhorando a experiência e a usabilidade.

    Ler notícia completa
    Ilustração de um navegador de internet estilizado com um coelho azul derrubado, uma flor e ícone de alerta em um fundo degradê verde-amarelo.
  • Impactos da IA na Próxima Geração de Designers

    Modelos de IA como ChatGPT e Gemini existem há poucos anos, mas já são parte essencial da vida cotidiana. Para gerações futuras, essas ferramentas sempre farão parte do cotidiano, assim como smartphones para adolescentes de hoje. Acredito que o impacto a longo prazo da IA será ainda maior que o dos smartphones. Já vemos a […]

    Descubra como a IA pode alterar a criatividade e o mercado de trabalho dos designers do futuro.

    Ler notícia completa
    Imagem de tela de um software de edição com o retrato de um homem com iluminação bicolor, azul e vermelho, sobre um fundo escuro.
  • Melhores Bibliotecas React UI para 2025

    Sem uma Interface de Usuário (UI), seria difícil trabalhar com a maioria dos aplicativos na web. No entanto, os desenvolvedores precisam de maneiras rápidas de construir essas UIs, aderindo às diretrizes de desenvolvimento. O React.js é uma maneira moderna de conseguir isso. Com nossa lista das melhores bibliotecas de componentes e frameworks React UI, você […]

    Descubra as 8 melhores bibliotecas e frameworks de componentes React UI para otimizar seus projetos em 2025.

    Ler notícia completa
    Ícone branco de um átomo com três órbitas entrelaçadas, centralizado em um fundo azul claro.