Categorias do Site

Futuro Promissor para a Pesquisa UX

Explore o futuro da pesquisa UX e como ela pode evoluir para se adaptar às mudanças do mercado.

Uma vista aérea de um parque com vários caminhos interligados e árvores esparsas sobre a grama, ao entardecer.

Qual é o caminho da pesquisa UX?

Imagine se, em meio ao pessimismo, o futuro da pesquisa UX estivesse brilhante. Não é apenas um exercício de pensamento positivo: para alcançar um futuro esperançoso, é preciso primeiro visualizá-lo.

Apesar da incerteza atual, há motivos para acreditar que o presente não é tão ruim assim:

  • Os níveis de contratação de pesquisa UX estão estáveis ou levemente negativos, mas com grande rotatividade. Muitas empresas estão demitindo pesquisadores UX, enquanto outras estão contratando. Além disso, setores como serviços financeiros, médico e tecnologia verde estão expandindo suas equipes de pesquisa UX.
  • Deve-se diferenciar entre pesquisa UX como função e como atividade. Esta última está crescendo rapidamente, com aumento no número de Pessoas que Fazem Pesquisa (PWDR) e desenvolvimentos que amplificam capacidades: Research Ops, ferramentas de pesquisa remota e IA.
  • O conjunto de habilidades dos pesquisadores UX tem um futuro promissor, mas é necessário adaptabilidade. A especialização em áreas adjacentes pode ajudar a subir na cadeia de valor dentro das organizações.

Recentemente, procurei entender onde a pesquisa UX está e para onde vai. Como exercício de design especulativo, apresento alguns ‘futuros esperançosos’: ideias sobre como nosso campo pode evoluir e o que isso significa para nossas carreiras.

Por que escrevi isso

Estou investido neste campo há quase 30 anos e quero que minhas habilidades tenham futuro. Também é um ato de amor por pessoas brilhantes com quem trabalhei: se você é um usuário/designer/pesquisador de produtos UX, espero que isso seja útil para você também.

Método

Este artigo é uma síntese de relatórios, podcasts, artigos, conversas e feedbacks sobre esboços anteriores. Se quiser explorar as fontes, salvei-as aqui.

Aviso de saúde

Devo enfatizar que esta é apenas a opinião de uma pessoa e que declarações sobre o futuro estão sujeitas a incertezas. Também existem lacunas nos dados, como números de empregos recentes fora dos EUA e Europa.

Por que estou otimista

Antes de enfrentar os desafios, vamos começar com a evidência de que habilidades e insights de pesquisa de usuário permanecem valiosos, mesmo que os papéis tradicionais de pesquisa UX estejam mudando.

Insights de usuários estão mais em demanda do que nunca

A incerteza no mercado de trabalho UXR não deve ser vista como falta de desejo por insights de usuários. Na verdade, esses sinais sugerem que há mais demanda do que nunca:

  • O número de Pessoas que Fazem Pesquisa (PWDR) está crescendo, mesmo que o número de pesquisadores UX especializados não esteja. Em média, as equipes têm cinco PWDRs por pesquisador em 2024, comparado a 4:1 em 2023 e 2:1 em 2021 e 2022.
  • Investimentos estão fluindo para ferramentas de pesquisa UX. Dovetail levantou US$ 63M+ com uma avaliação superior a US$ 700M em 2022; Dscout levantou US$ 70M+ com expansão significativa em 2022-2023; Sprig levantou US$ 90M+; User Testing levantou US$ 150M+ antes do IPO.
  • Novas frentes estão sendo exploradas, com novos problemas a resolver, como IA, tecnologia verde, saúde digital, mobilidade autônoma, além de indústrias tradicionais como serviços financeiros e medicina que estão agora escalando em UX.
  • A maioria dos orçamentos de equipes de pesquisa de usuários está estável ou crescendo ano a ano, embora os gerentes de pesquisa enfatizem medidas de produtividade, não apenas aumento de pessoal.

Suas habilidades têm um futuro esperançoso

Suas habilidades de pesquisa UX têm um futuro brilhante: estão entre as mais demandadas nos próximos 5 anos.

Fonte da imagem: WEF Future of Jobs 2025

Algumas dessas habilidades são essenciais para o UXR — mesmo que não tenhamos uma reivindicação única sobre elas, como curiosidade, aprendizado contínuo, pensamento analítico, pensamento sistêmico, empatia e escuta ativa. Outras são habilidades que bons UXRs já estão usando, e que espero que possamos nos aprofundar mais: IA e big data, alfabetização tecnológica, resiliência, flexibilidade e agilidade, liderança e influência social, programação. Essas últimas habilidades são a base para alguns dos ‘cenários futuros esperançosos’ que sugiro no final deste artigo.

Portanto, mesmo que nossos empregos atuais pareçam expostos, nossas habilidades têm longevidade. Isso significa que devemos estar abertos às maneiras como nossos papéis estão mudando à medida que adicionamos novas capacidades, responsabilidades e oportunidades de crescimento, o que pode começar a tornar o rótulo ‘pesquisador UX’ menos útil para o trabalho que alguns de nós fazem.

  • Enfrentando a Complexidade com GraphQL

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Ler notícia completa
    Banner de podcast da UX Magazine intitulado
  • UX: Emoções Além das Telas no Design

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Ler notícia completa
    Símbolo abstrato em tons de marrom e laranja que se assemelha a uma pessoa estilizada com braços estendidos e uma perna erguida.
  • Como usar CSS line-clamp para limitar texto

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Ler notícia completa
    Fundo gradiente em tons de laranja e violeta com o texto
  • Promise.all ainda é relevante em 2025?

    Antes das promises serem introduzidas nativamente no JavaScript, usávamos muitos callbacks para tarefas assíncronas. É comum ver callbacks sendo usados, pois muitos desenvolvedores podem ainda pensar que callbacks e promises são o mesmo, mas não são. Quando promises foram introduzidas, substituíram amplamente os callbacks, tornando a sintaxe mais compreensível. Em 2025, com async/await, Promise.allSettled, Promise.any […]

    Promise.all é crucial para tarefas assíncronas, mas novas alternativas surgem em 2025. Saiba quando usá-lo.

    Ler notícia completa
    Logotipo do JavaScript (JS) em quadrado amarelo sobre fundo com ondas suaves em tons de branco e cinza claro.
  • Equilibrando IA e UX: O Desafio do Design Humanizado

    A IA está sendo integrada aos fluxos de trabalho de design modernos, ajudando na geração de conteúdo, ideação e prototipagem. Isso aumenta a eficiência das equipes de design, aprimorando a forma como criamos, pensamos e resolvemos problemas. No entanto, a IA também traz preocupações ao processo de design, como a possível perda de foco no […]

    Descubra como manter o design UX humanizado enquanto utiliza IA para otimizar processos e aumentar a produtividade.

    Ler notícia completa
    Mão robótica branca tocando a ponta do dedo de uma mão humana contra um fundo colorido em tons de arco-íris.
  • A Revolução dos Navegadores com IA: Impactos e Futuro

    Há uma revolução silenciosa ocorrendo em um software que você usa diariamente, mas raramente pensa sobre: o navegador. Chrome, Safari, Firefox têm sido nossas janelas para a web por décadas. Agora, algo significativo está acontecendo. Uma nova espécie de navegador está surgindo: o navegador com IA. Ele não apenas muda como navegamos, mas redefine o […]

    Navegadores com IA estão mudando a web, impactando a criatividade, economia e verdade online.

    Ler notícia completa
    Tela de interface do Instacart mostrando produtos essenciais para praia à venda, como protetor solar e toalhas, com uma janela de chat com o assistente virtual aberta.
  • As 3 previsões para o futuro do design UX

    A evolução tecnológica moderniza e melhora todas as áreas da tecnologia, incluindo o design de dispositivos digitais, automação, desenvolvimento de software e design UI/UX. Essa evolução e as inovações em HCI (Interação Humano-Computador) impulsionam o design UI/UX para ajudar designers a criar produtos digitais mais amigáveis, usáveis e produtivos para todos os usuários. O design […]

    Confira as três principais previsões para a próxima era do design UX e como elas podem impactar o futuro das interfaces digitais.

    Ler notícia completa
    Ilustração em 3D de um computador desktop moderno com ícones em estilo futurista na tela, sobre fundo roxo com linhas de rede digitais.
  • A Importância do Enquadramento no Design

    No design, o enquadramento do problema está se tornando o cerne do papel humano. À medida que a IA, ou o que chamo de Programa, assume mais o trabalho de solução, nosso ofício muda para como tratamos o problema. “A IA não está substituindo designers; está substituindo designers que focam em saídas automatizáveis.” Citação e […]

    Explorando como o enquadramento de problemas redefine o papel humano no design em tempos de IA.

    Ler notícia completa
    Imagem de rabisco em preto e branco cheia de palavras e desenhos, incluindo cabeças estilizadas, uma palavra
  • Psicologia Ética no E-commerce: Facilite Compras

    A psicologia no e-commerce tem uma má reputação, muitas vezes associada a táticas de manipulação como escassez artificial e cobranças ocultas. No entanto, existe um lado positivo: a facilitação das compras sem manipulação. Trabalhando anos com e-commerce, percebi que a maioria dos problemas de conversão está em facilitar o processo de compra. Vou mostrar quatro […]

    Aprenda como remover barreiras psicológicas no e-commerce, promovendo compras éticas sem manipulação.

    Ler notícia completa
    Ilustração de um trator removendo neve da estrada, com carros vermelhos parcialmente cobertos de neve ao lado. Ambiente frio com árvores ao fundo.