Categorias do Site

IA Agentica: Decisões Autônomas em Empresas

Empresas adotam IA agentica para decisões autônomas, prometendo eficiência e redução de custos operacionais.

Textura de superfície escura com manchas verdes e azuis brilhantes sobre um fundo preto e texto sobre inteligência artificial.

Com o surgimento da IA agentica, empresas têm a oportunidade de implementar decisões autônomas em suas operações. Essa transformação promete melhorar a eficiência ao reestruturar processos de negócios. Um relatório da Deloitte prevê que, este ano, um quarto das empresas que usam IA generativa iniciarão pilotos de IA agentica, com crescimento para 50% até 2027. Investidores já destinaram mais de US$ 2 bilhões para startups de IA agentica nos últimos anos.

O desenvolvimento de sistemas agenticos é complexo e requer coordenação de diversas tecnologias, semelhante ao progresso dos carros autônomos. Atualmente, as organizações são compostas por sistemas controlados por humanos, mas a IA agentica pode automatizar processos além da capacidade humana. Em ecossistemas tecnológicos apropriados, agentes de IA podem colaborar para realizar tarefas sofisticadas e aprender com essas experiências para melhorar decisões futuras.

Quer saber mais sobre IA agentica? Baixe um whitepaper gratuito da OneReach.ai.

Decisões autônomas começam com orquestração

No livro sobre automação agentica, Age of Invisible Machines, Robb Wilson e Josh Tyson descrevem quatro estágios de evolução para sistemas coordenados de agentes de IA, denominados Trabalhadores Digitais Inteligentes (IDW). Criar IDWs é simplificar o uso, resolvendo problemas complexos no ecossistema.

Figura 1: Ecossistema de Trabalhadores Digitais Inteligentes. Fonte da imagem: OneReach.ai

Na fase de dados e informações, agentes de IA transformam números e caracteres em informações. Na fase de conhecimento, constroem contexto, como reconhecer uma data de nascimento.

Na fase de inteligência, agentes de IA entendem como usar o conhecimento, como calcular o significado de um aniversário. Na fase de sabedoria, os IDWs usam experiências passadas para decisões personalizadas, agindo como assistentes pessoais.

Figura 2: A Evolução de um Ecossistema Agentico. Fonte da imagem: OneReach.ai

A Gartner prevê que até 2029, “a IA agentica resolverá autonomamente 80% dos problemas comuns de atendimento ao cliente, reduzindo custos operacionais em 30%.” Essa previsão sugere que, em poucos anos, muitas solicitações de serviço serão totalmente geridas por agentes de IA.

Para que os IDWs avancem nesses estágios evolutivos, é necessário um ecossistema tecnológico aberto e flexível. Agentes de IA precisam comunicar-se com dados e operar softwares legados, colaborando com humanos usando o Human-in-the-Loop (HITL).

Orquestração leva à AGI organizacional

À medida que uma organização se torna mais autônoma, também se torna mais consciente de si mesma. Embora a ideia de sistemas de IA alcançarem inteligência humana ainda seja ficção científica, a Inteligência Artificial Geral (AGI) é algo que as organizações devem considerar. O nível de inteligência geral necessário para gerir uma organização está ao nosso alcance graças à IA agentica.

O progresso dos IDWs é um marco no caminho para a AGI organizacional (ou OAGI). Isso se manifestará de maneiras diferentes dentro das organizações, mas a ideia é que uma organização autônoma possa prever resultados de negócios.

A automação inicial em um ambiente de atendimento ao cliente pode envolver o roteamento de tickets, com agentes de IA categorizando e encaminhando tickets para a pessoa ou departamento correto. Conforme os agentes evoluem, o ecossistema também evolui, permitindo experiências mais personalizadas e predições de necessidades dos clientes.

Uma jornada liderada por humanos

Para as empresas, a jornada rumo à automação agentica começa ao encontrar fornecedores e parceiros que suportem um ecossistema tecnológico aberto e flexível. A automação agentica vai além dos métodos tradicionais, exigindo um esforço orquestrado maior do que modelos de linguagem e agentes de IA isolados.

Os ecossistemas para IA agentica exigem abertura para fomentar a comunicação entre agentes de IA e sistemas legados, além de flexibilidade para incorporar novas ferramentas. Criticamente, sistemas agenticos precisam de orientação humana. Para que os agentes de IA avancem nas fases em que constroem consciência contextual e começam a coordenar com outros agentes, os humanos devem estabelecer as conexões e protocolos necessários.

Empresas que criam sistemas agenticos em um estado de sabedoria, usando contexto e dados armazenados para criar experiências personalizadas, verão que fomentar decisões autônomas foi o resultado direto de capacitar humanos a trabalhar de perto com tecnologias avançadas em uma arquitetura aberta e flexível.

  • Enfrentando a Complexidade com GraphQL

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Ler notícia completa
    Banner de podcast da UX Magazine intitulado
  • UX: Emoções Além das Telas no Design

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Ler notícia completa
    Símbolo abstrato em tons de marrom e laranja que se assemelha a uma pessoa estilizada com braços estendidos e uma perna erguida.
  • Como usar CSS line-clamp para limitar texto

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Ler notícia completa
    Fundo gradiente em tons de laranja e violeta com o texto
  • Promise.all ainda é relevante em 2025?

    Antes das promises serem introduzidas nativamente no JavaScript, usávamos muitos callbacks para tarefas assíncronas. É comum ver callbacks sendo usados, pois muitos desenvolvedores podem ainda pensar que callbacks e promises são o mesmo, mas não são. Quando promises foram introduzidas, substituíram amplamente os callbacks, tornando a sintaxe mais compreensível. Em 2025, com async/await, Promise.allSettled, Promise.any […]

    Promise.all é crucial para tarefas assíncronas, mas novas alternativas surgem em 2025. Saiba quando usá-lo.

    Ler notícia completa
    Logotipo do JavaScript (JS) em quadrado amarelo sobre fundo com ondas suaves em tons de branco e cinza claro.
  • Equilibrando IA e UX: O Desafio do Design Humanizado

    A IA está sendo integrada aos fluxos de trabalho de design modernos, ajudando na geração de conteúdo, ideação e prototipagem. Isso aumenta a eficiência das equipes de design, aprimorando a forma como criamos, pensamos e resolvemos problemas. No entanto, a IA também traz preocupações ao processo de design, como a possível perda de foco no […]

    Descubra como manter o design UX humanizado enquanto utiliza IA para otimizar processos e aumentar a produtividade.

    Ler notícia completa
    Mão robótica branca tocando a ponta do dedo de uma mão humana contra um fundo colorido em tons de arco-íris.
  • A Revolução dos Navegadores com IA: Impactos e Futuro

    Há uma revolução silenciosa ocorrendo em um software que você usa diariamente, mas raramente pensa sobre: o navegador. Chrome, Safari, Firefox têm sido nossas janelas para a web por décadas. Agora, algo significativo está acontecendo. Uma nova espécie de navegador está surgindo: o navegador com IA. Ele não apenas muda como navegamos, mas redefine o […]

    Navegadores com IA estão mudando a web, impactando a criatividade, economia e verdade online.

    Ler notícia completa
    Tela de interface do Instacart mostrando produtos essenciais para praia à venda, como protetor solar e toalhas, com uma janela de chat com o assistente virtual aberta.
  • As 3 previsões para o futuro do design UX

    A evolução tecnológica moderniza e melhora todas as áreas da tecnologia, incluindo o design de dispositivos digitais, automação, desenvolvimento de software e design UI/UX. Essa evolução e as inovações em HCI (Interação Humano-Computador) impulsionam o design UI/UX para ajudar designers a criar produtos digitais mais amigáveis, usáveis e produtivos para todos os usuários. O design […]

    Confira as três principais previsões para a próxima era do design UX e como elas podem impactar o futuro das interfaces digitais.

    Ler notícia completa
    Ilustração em 3D de um computador desktop moderno com ícones em estilo futurista na tela, sobre fundo roxo com linhas de rede digitais.
  • A Importância do Enquadramento no Design

    No design, o enquadramento do problema está se tornando o cerne do papel humano. À medida que a IA, ou o que chamo de Programa, assume mais o trabalho de solução, nosso ofício muda para como tratamos o problema. “A IA não está substituindo designers; está substituindo designers que focam em saídas automatizáveis.” Citação e […]

    Explorando como o enquadramento de problemas redefine o papel humano no design em tempos de IA.

    Ler notícia completa
    Imagem de rabisco em preto e branco cheia de palavras e desenhos, incluindo cabeças estilizadas, uma palavra
  • Psicologia Ética no E-commerce: Facilite Compras

    A psicologia no e-commerce tem uma má reputação, muitas vezes associada a táticas de manipulação como escassez artificial e cobranças ocultas. No entanto, existe um lado positivo: a facilitação das compras sem manipulação. Trabalhando anos com e-commerce, percebi que a maioria dos problemas de conversão está em facilitar o processo de compra. Vou mostrar quatro […]

    Aprenda como remover barreiras psicológicas no e-commerce, promovendo compras éticas sem manipulação.

    Ler notícia completa
    Ilustração de um trator removendo neve da estrada, com carros vermelhos parcialmente cobertos de neve ao lado. Ambiente frio com árvores ao fundo.