Categorias do Site

Como criar botões de cancelar seguros

Descubra como projetar botões de cancelar que evitam frustração e melhoram a usabilidade em interfaces de usuário.

Ícone rosa com um

Botões de cancelar podem parecer simples, mas são cruciais em momentos críticos da jornada do usuário. Eles devem oferecer uma maneira fácil de interromper um processo, descartar mudanças ou voltar atrás em uma ação, sem causar frustração ou perda de confiança.

Cancel Button

Botões de cancelar devem ser projetados para garantir que os usuários se sintam no controle ao cancelar, deletar ou retornar a um estado anterior.

O que são botões de cancelar?

Botões de cancelar permitem que usuários interrompam ações destrutivas, como deletar dados. Mal projetados, podem causar experiências negativas ao perder dados acidentalmente.

Botões de cancelar vs. botões de fechar

Botões de fechar ocultam elementos, enquanto botões de cancelar eliminam dados, tendo consequências mais severas. Botões de fechar são para esconder algo; botões de cancelar, para se livrar de algo permanentemente.

Como deve ser um botão de cancelar?

Botão de cancelar vs. link de cancelar

Escolha entre botão ou link de cancelar conforme as expectativas do usuário. Botões executam ações; links navegam para páginas onde ações podem ser canceladas.

Cancel buttons são como outros botões (quase)

Botões excelentes são claros, acessíveis e esteticamente agradáveis. Devem ter tamanho adequado, espaçamento, contraste de cor, e uma cópia de UI discernível.

Cor do botão de cancelar

Botões de cancelar devem ser laranja ou vermelhos para indicar ações destrutivas. A maioria dos cancelamentos é apenas levemente destrutiva e deve ser neutra.

Design de botões de cancelar é sobre fricção

Fricção pode reduzir erros de usuários. Deve-se encontrar um equilíbrio entre rapidez na execução de tarefas e prevenção de erros.

Limpando entradas

  • Adicionar um diálogo de aviso ao cancelar ou sair de uma página/tela/modal
  • Opção de salvar progresso para completar o formulário mais tarde
  • Salvar automaticamente entradas e filtros não sensíveis

Deletando dados e cancelando assinaturas

Ao deletar dados ou cancelar assinaturas, ofereça confirmações por e-mail ou senha para segurança. Considere opções como desativar contas ao invés de deletar permanentemente.

Acessibilidade em botões de cancelar

Embora as diretrizes de acessibilidade não falem sobre botões de cancelar especificamente, elas recomendam revisar/confirmar ações de usuários para evitar perda de dados ou funcionalidade.

Cancel Button Accessibility

Conclusão

Os botões de cancelar devem ser claros, mesmo que levem a fricções, para evitar ações acidentais dos usuários. Pequenas ações, como cancelamentos, podem ter um grande impacto nos objetivos de negócios.

Se tiver algo a acrescentar, deixe um comentário abaixo. Obrigado por ler!

  • Enfrentando a Complexidade com GraphQL

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Ler notícia completa
    Banner de podcast da UX Magazine intitulado
  • UX: Emoções Além das Telas no Design

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Ler notícia completa
    Símbolo abstrato em tons de marrom e laranja que se assemelha a uma pessoa estilizada com braços estendidos e uma perna erguida.
  • Como usar CSS line-clamp para limitar texto

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Ler notícia completa
    Fundo gradiente em tons de laranja e violeta com o texto
  • Promise.all ainda é relevante em 2025?

    Antes das promises serem introduzidas nativamente no JavaScript, usávamos muitos callbacks para tarefas assíncronas. É comum ver callbacks sendo usados, pois muitos desenvolvedores podem ainda pensar que callbacks e promises são o mesmo, mas não são. Quando promises foram introduzidas, substituíram amplamente os callbacks, tornando a sintaxe mais compreensível. Em 2025, com async/await, Promise.allSettled, Promise.any […]

    Promise.all é crucial para tarefas assíncronas, mas novas alternativas surgem em 2025. Saiba quando usá-lo.

    Ler notícia completa
    Logotipo do JavaScript (JS) em quadrado amarelo sobre fundo com ondas suaves em tons de branco e cinza claro.
  • Equilibrando IA e UX: O Desafio do Design Humanizado

    A IA está sendo integrada aos fluxos de trabalho de design modernos, ajudando na geração de conteúdo, ideação e prototipagem. Isso aumenta a eficiência das equipes de design, aprimorando a forma como criamos, pensamos e resolvemos problemas. No entanto, a IA também traz preocupações ao processo de design, como a possível perda de foco no […]

    Descubra como manter o design UX humanizado enquanto utiliza IA para otimizar processos e aumentar a produtividade.

    Ler notícia completa
    Mão robótica branca tocando a ponta do dedo de uma mão humana contra um fundo colorido em tons de arco-íris.
  • A Revolução dos Navegadores com IA: Impactos e Futuro

    Há uma revolução silenciosa ocorrendo em um software que você usa diariamente, mas raramente pensa sobre: o navegador. Chrome, Safari, Firefox têm sido nossas janelas para a web por décadas. Agora, algo significativo está acontecendo. Uma nova espécie de navegador está surgindo: o navegador com IA. Ele não apenas muda como navegamos, mas redefine o […]

    Navegadores com IA estão mudando a web, impactando a criatividade, economia e verdade online.

    Ler notícia completa
    Tela de interface do Instacart mostrando produtos essenciais para praia à venda, como protetor solar e toalhas, com uma janela de chat com o assistente virtual aberta.
  • As 3 previsões para o futuro do design UX

    A evolução tecnológica moderniza e melhora todas as áreas da tecnologia, incluindo o design de dispositivos digitais, automação, desenvolvimento de software e design UI/UX. Essa evolução e as inovações em HCI (Interação Humano-Computador) impulsionam o design UI/UX para ajudar designers a criar produtos digitais mais amigáveis, usáveis e produtivos para todos os usuários. O design […]

    Confira as três principais previsões para a próxima era do design UX e como elas podem impactar o futuro das interfaces digitais.

    Ler notícia completa
    Ilustração em 3D de um computador desktop moderno com ícones em estilo futurista na tela, sobre fundo roxo com linhas de rede digitais.
  • A Importância do Enquadramento no Design

    No design, o enquadramento do problema está se tornando o cerne do papel humano. À medida que a IA, ou o que chamo de Programa, assume mais o trabalho de solução, nosso ofício muda para como tratamos o problema. “A IA não está substituindo designers; está substituindo designers que focam em saídas automatizáveis.” Citação e […]

    Explorando como o enquadramento de problemas redefine o papel humano no design em tempos de IA.

    Ler notícia completa
    Imagem de rabisco em preto e branco cheia de palavras e desenhos, incluindo cabeças estilizadas, uma palavra
  • Psicologia Ética no E-commerce: Facilite Compras

    A psicologia no e-commerce tem uma má reputação, muitas vezes associada a táticas de manipulação como escassez artificial e cobranças ocultas. No entanto, existe um lado positivo: a facilitação das compras sem manipulação. Trabalhando anos com e-commerce, percebi que a maioria dos problemas de conversão está em facilitar o processo de compra. Vou mostrar quatro […]

    Aprenda como remover barreiras psicológicas no e-commerce, promovendo compras éticas sem manipulação.

    Ler notícia completa
    Ilustração de um trator removendo neve da estrada, com carros vermelhos parcialmente cobertos de neve ao lado. Ambiente frio com árvores ao fundo.