Categorias do Site

Agentes de IA no Atendimento: Suporte 24/7 Sem Estresse

Descubra como agentes de IA melhoram o atendimento ao cliente, oferecendo suporte contínuo e reduzindo o estresse dos funcionários.

Imagem abstrata de linhas curvas em tons de preto formando um túnel, com texto sobre inteligência artificial em serviços ao cliente.

Segundo o Índice de Experiência do Cliente dos EUA da Forrester do ano passado, a qualidade de Experiência do Cliente (CX) está em um nível historicamente baixo. O relatório aponta fatores como a dificuldade em oferecer uma experiência integrada e o uso insatisfatório de chatbots. Além disso, o esgotamento dos agentes de atendimento ao cliente agrava o problema. Como aponta Blake Morgan, colaborador da Forbes, os funcionários de linha de frente foram forçados a assumir novos papéis, lidando com clientes cada vez mais rudes e indisciplinados.

Os chatbots mal implementados podem aumentar a frustração, que acaba sendo descarregada em agentes humanos. O uso adequado da orquestração conduzida por IA pode diminuir o atrito, proporcionando uma melhor experiência ao cliente, 24 horas por dia.

Aproveitando a IA no atendimento ao cliente

Após os anúncios de lockdowns por COVID-19, a T-Mobile transferiu seu call center em Colorado Springs para uma operação totalmente remota. Apesar dos desafios logísticos, a empresa conseguiu equipar seus representantes com a tecnologia necessária e oferecer suporte remoto eficaz. No entanto, havia escassez de líderes experientes para orientar os funcionários com problemas complexos.

Agentes de IA podem resolver esse problema, processando conversas em tempo real e sugerindo respostas e soluções. Modelos de linguagem avançados facilitam esse processo, permitindo que os agentes humanos ofereçam soluções práticas personalizadas.

Atendimento revitalizado com agentes de IA

A OneReach.ai colaborou com um grande varejista nos EUA para automatizar e gerenciar chamadas telefônicas. Isso incluiu a criação de um novo centro de contato com ferramentas de IA e estratégias de SMS inteligentes. O projeto inicial resultou em um aumento de US$ 3 milhões no lucro bruto e uma redução de 47% nas chamadas para lojas.

Figura 1: Resultados do projeto ao longo de um ano. Fonte da imagem: OneReach.ai

A abordagem com IA permitiu expandir as soluções de IA para agentes, melhorando ainda mais a experiência do cliente e integrando-se com aplicações de CRM.

Melhor experiência para funcionários e clientes

A melhora da experiência do cliente começa com a melhoria dos fluxos de trabalho dos funcionários. Automação significativa melhora a qualidade dos trabalhos voltados ao cliente, permitindo que os funcionários ofereçam um serviço excepcional sem expor os clientes a implementações iniciais.

Robb Wilson e Josh Tyson, em seu livro sobre IA, destacam que trabalhar diretamente com funcionários para automatizar tarefas específicas prepara o caminho para automação futura, permitindo testes e melhorias contínuas sem impactar diretamente os clientes.

Retorno sobre o investimento com agentes de IA

Empresas como Lemonade, que adotaram a IA, já colhem resultados positivos. Com a previsão de que até 2029 a IA resolverá autonomamente 80% dos problemas comuns de atendimento ao cliente, empresas estabelecidas não podem ignorar essa tendência.

Rick Parrish, VP e diretor de pesquisa da Forrester, afirma que apesar das dificuldades em colocar os clientes no centro das operações, empresas obcecadas pelos clientes crescem mais rápido em receita, lucro e lealdade do cliente.

  • Enfrentando a Complexidade com GraphQL

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Ler notícia completa
    Banner de podcast da UX Magazine intitulado
  • UX: Emoções Além das Telas no Design

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Ler notícia completa
    Símbolo abstrato em tons de marrom e laranja que se assemelha a uma pessoa estilizada com braços estendidos e uma perna erguida.
  • Como usar CSS line-clamp para limitar texto

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Ler notícia completa
    Fundo gradiente em tons de laranja e violeta com o texto
  • Promise.all ainda é relevante em 2025?

    Antes das promises serem introduzidas nativamente no JavaScript, usávamos muitos callbacks para tarefas assíncronas. É comum ver callbacks sendo usados, pois muitos desenvolvedores podem ainda pensar que callbacks e promises são o mesmo, mas não são. Quando promises foram introduzidas, substituíram amplamente os callbacks, tornando a sintaxe mais compreensível. Em 2025, com async/await, Promise.allSettled, Promise.any […]

    Promise.all é crucial para tarefas assíncronas, mas novas alternativas surgem em 2025. Saiba quando usá-lo.

    Ler notícia completa
    Logotipo do JavaScript (JS) em quadrado amarelo sobre fundo com ondas suaves em tons de branco e cinza claro.
  • Equilibrando IA e UX: O Desafio do Design Humanizado

    A IA está sendo integrada aos fluxos de trabalho de design modernos, ajudando na geração de conteúdo, ideação e prototipagem. Isso aumenta a eficiência das equipes de design, aprimorando a forma como criamos, pensamos e resolvemos problemas. No entanto, a IA também traz preocupações ao processo de design, como a possível perda de foco no […]

    Descubra como manter o design UX humanizado enquanto utiliza IA para otimizar processos e aumentar a produtividade.

    Ler notícia completa
    Mão robótica branca tocando a ponta do dedo de uma mão humana contra um fundo colorido em tons de arco-íris.
  • A Revolução dos Navegadores com IA: Impactos e Futuro

    Há uma revolução silenciosa ocorrendo em um software que você usa diariamente, mas raramente pensa sobre: o navegador. Chrome, Safari, Firefox têm sido nossas janelas para a web por décadas. Agora, algo significativo está acontecendo. Uma nova espécie de navegador está surgindo: o navegador com IA. Ele não apenas muda como navegamos, mas redefine o […]

    Navegadores com IA estão mudando a web, impactando a criatividade, economia e verdade online.

    Ler notícia completa
    Tela de interface do Instacart mostrando produtos essenciais para praia à venda, como protetor solar e toalhas, com uma janela de chat com o assistente virtual aberta.
  • As 3 previsões para o futuro do design UX

    A evolução tecnológica moderniza e melhora todas as áreas da tecnologia, incluindo o design de dispositivos digitais, automação, desenvolvimento de software e design UI/UX. Essa evolução e as inovações em HCI (Interação Humano-Computador) impulsionam o design UI/UX para ajudar designers a criar produtos digitais mais amigáveis, usáveis e produtivos para todos os usuários. O design […]

    Confira as três principais previsões para a próxima era do design UX e como elas podem impactar o futuro das interfaces digitais.

    Ler notícia completa
    Ilustração em 3D de um computador desktop moderno com ícones em estilo futurista na tela, sobre fundo roxo com linhas de rede digitais.
  • A Importância do Enquadramento no Design

    No design, o enquadramento do problema está se tornando o cerne do papel humano. À medida que a IA, ou o que chamo de Programa, assume mais o trabalho de solução, nosso ofício muda para como tratamos o problema. “A IA não está substituindo designers; está substituindo designers que focam em saídas automatizáveis.” Citação e […]

    Explorando como o enquadramento de problemas redefine o papel humano no design em tempos de IA.

    Ler notícia completa
    Imagem de rabisco em preto e branco cheia de palavras e desenhos, incluindo cabeças estilizadas, uma palavra
  • Psicologia Ética no E-commerce: Facilite Compras

    A psicologia no e-commerce tem uma má reputação, muitas vezes associada a táticas de manipulação como escassez artificial e cobranças ocultas. No entanto, existe um lado positivo: a facilitação das compras sem manipulação. Trabalhando anos com e-commerce, percebi que a maioria dos problemas de conversão está em facilitar o processo de compra. Vou mostrar quatro […]

    Aprenda como remover barreiras psicológicas no e-commerce, promovendo compras éticas sem manipulação.

    Ler notícia completa
    Ilustração de um trator removendo neve da estrada, com carros vermelhos parcialmente cobertos de neve ao lado. Ambiente frio com árvores ao fundo.