Ascensão dos Produtos AI-First
AI-First promete revolucionar produtos e serviços com IA. Saiba mais sobre essa tendência e os desafios enfrentados.

Se a abordagem Mobile-First revolucionou a indústria de UX Design, o conceito AI-First promete ser uma mudança ainda mais espetacular.
Pela primeira vez, podemos criar produtos e serviços verdadeiramente centrados em IA funcional. A próxima onda de produtos de IA combina modelos de linguagem com dispositivos móveis, áudio, vídeo, visão, movimento e mais, criando o que chamamos de produtos “AI-First”.
No entanto, muitas das “regras” de design estão sendo desafiadas.
O conceito de Design AI-First foi introduzido por Itai Kranz, chefe de UX na Sumo Logic, em um artigo que explora como a IA está moldando o design de produtos.
Em uma empresa AI-First, a IA é parte integral do DNA da empresa, influenciando todas as decisões.
Co-pilot não é um design AI-First
A primeira onda de produtos habilitados por modelos de linguagem foram, em grande parte, complementos, conhecidos como “co-pilots”. Um exemplo recente é a integração do Amazon Q com o QuickSight, que responde a perguntas em linguagem natural e cria relatórios temáticos.

Embora impressionante, essa abordagem não é AI-First. É uma adaptação de um produto existente com aceleradores de processamento de linguagem natural.
Tentativa de AI-First com Alexa
Produtos como o Echo com Alexa tentaram ser AI-First, mas enfrentaram limitações de contexto e acesso a serviços seguros.
Os Skills da Alexa não conseguiram oferecer uma experiência fluida, com falhas em interações mais complexas e lentidão na resposta.
Humane AI Pin
O Humane AI Pin foi um dos primeiros produtos comerciais AI-First, mas enfrentou dificuldades em substituir a experiência de aplicativos tradicionais.
r1 da Rabbit
Outro produto AI-First, o r1 da Rabbit, foi lançado prometendo integrar funcionalidades de IA com dispositivos móveis. Contudo, enfrentou críticas por não cumprir suas promessas de integração com serviços essenciais.
Ética em produtos AI
A ética em produtos AI-First é crucial, pois essas soluções agregam grandes quantidades de dados. O design AI-First requer responsabilidade para não comprometer a privacidade e segurança dos usuários.
Regras para designs AI-First
Algumas regras para designs AI-First incluem simplicidade, personalização, privacidade de dados, segurança em transações e evitar interfaces baseadas unicamente em comandos de voz.
O futuro dos aplicativos
Com o design AI-First, a tendência é que aplicativos tradicionais percam espaço, dando lugar a experiências mais integradas e sem atrito.