Como definir a profundidade do redesign UX
Descubra como escolher o nível ideal de redesign UX para otimizar custos e melhorar a experiência do usuário.
Tudo está evoluindo, incluindo componentes de hardware, dispositivos, processos de negócios, diretrizes de marca e até mesmo os princípios de design UI/UX. Os designers ocasionalmente redesenham suas interfaces digitais para se manterem competitivos e melhor atenderem os usuários. O redesign de produtos digitais pode variar de pequenos ajustes na interface do usuário a uma reinvenção completa, e escolher o nível certo de redesign UX é crucial.
Os designers podem planejar cinco níveis de redesign, alinhando-se com as conhecidas cinco camadas UX, desde a camada de superfície até a camada de estratégia. O esforço, o tempo e o custo do redesign aumentam drasticamente à medida que aprofundamos nas camadas UX, mas redesigns mais profundos eventualmente entregam designs bem atualizados e altamente utilizáveis.
Por que redesenhar produtos digitais?
Ter o mesmo design de interface de produto sem nenhum processo de redesign até que a empresa decida encerrar o produto é tecnicamente possível, mas por que todas as empresas de tecnologia decidem redesenhar produtos pelo menos a cada dois anos?
O redesenho de uma interface de produto é uma técnica para atualizar um produto aderindo às tendências/princípios de design em evolução, sendo também uma grande oportunidade para resolver dívidas de design, corrigindo problemas de usabilidade.
Aqui está o resumo dos benefícios do redesign UX:
- Aumenta a competitividade — Um redesign visual, geralmente seguido por uma grande rebranding, é uma ótima oportunidade de marketing para atrair novos usuários com uma aparência nova e competir com outros produtos similares
- Melhora a reputação e a confiança — Interfaces de produtos digitais tornam-se gradualmente desatualizadas com novas tecnologias, melhorias na usabilidade de dispositivos, princípios de UI/UX em evolução e expectativas do usuário em mudança. Um redesign ajuda a organização a manter sua reputação e confiança com designs de produtos atualizados, melhorados e modernos
- Aumenta a usabilidade e qualidade — Os designers aprimoram visuais, fluxos de usuário e estrutura do produto com redesigns, eliminando a dívida de design acumulada. Um redesign bem planejado, independentemente de seu nível, garante sempre melhor usabilidade e qualidade geral do produto
- Melhora a satisfação do cliente — Um redesign é uma ótima maneira de abordar as expectativas do usuário em mudança. Quando você ocasionalmente eleva a viabilidade de seu design para corresponder às expectativas do usuário, a satisfação geral do cliente aumenta indubitavelmente
Níveis de redesign UX
Qualquer design de produto digital pode ser dividido em cinco camadas hierárquicas, conhecidas como camadas UX, então os níveis de redesign UX também podem ser mapeados com essas camadas, criando cinco níveis totais de redesign UX, como mostra o diagrama a seguir:
Mapeando níveis de redesign UX com camadas UX de um produto digital genérico
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Vamos explorar cada nível de redesign UX em profundidade para aprender como planejar um processo de redesign econômico que ofereça melhores resultados: