Desafios UX para melhorar suas habilidades
Explore 10 desafios de design UX para aprimorar suas habilidades e criatividade.

Desafiar-se é uma excelente maneira de crescer como designer de UX, seja projetando algo inesperado ou testando um novo método de pesquisa. Os desafios de design UX podem ajudá-lo a desenvolver novas habilidades, explorar territórios desconhecidos e estimular sua criatividade.
Interessado? Mas não sabe por onde começar? Não se preocupe — aqui estão dez desafios criativos e práticos de design para começar.
Projete uma melhoria com base em um teste de guerrilha
Prazo — Aproximadamente 5–10 horas
Objetivo — Escolha qualquer produto e realize testes de guerrilha em um ambiente informal com pelo menos cinco usuários. Em seguida, redesenhe uma parte da experiência com base em suas descobertas.
Por que — Designers de UX muitas vezes enfrentam dificuldades para obter orçamento para pesquisa ou recrutar os candidatos certos. Este desafio ajudará você a superar essa barreira.
Avalie — Repita o teste de guerrilha, mas desta vez com uma versão melhorada do design, e compare as reações.
Habilidades — Teste de usuário, observação, empatia
Projete uma microinteração para uma ação incomum
Prazo — Aproximadamente 2–4 horas
Objetivo — Projete e anime uma microinteração para uma ação rara, como deletar um item ou recomendar no LinkedIn.
Por que — Um bom exercício para melhorar as habilidades de design de movimento. Focar em ações incomuns significa que há menos padrões estabelecidos para copiar, e você precisa descobrir muito mais do zero.
Avalie — Teste a sensação no protótipo real (por exemplo, Lottie). Obtenha feedback dos usuários e designers de movimento.
Habilidades treinadas — Design de movimento, feedback de interação, affordance
Projete uma experiência de pedido de pizza sem interface
Prazo — Aproximadamente 10–15 horas
Objetivo — Projete uma experiência de pedido de pizza que não use elementos visuais de interface, mas sim fluxos baseados em voz e gestos.
Por que — Com a tecnologia avançando e a IA melhorando na interpretação de comandos e gestos, interfaces sem interface visual crescerão em popularidade. Também obriga você a pensar em UX de forma mais ampla, além do design de interface.
Avalie — Teste Wizard of Oz com um amigo para simular a experiência.
Habilidades treinadas — UX de voz, pensamento baseado em restrições, UX além do design de interface
Execute um teste de card sorting remoto para um produto com muito conteúdo
Prazo — Aproximadamente 6–10 horas
Objetivo — Escolha um produto com muito conteúdo (por exemplo, notícias, e-commerce) e construa sua arquitetura de informações do zero. Colete cerca de 50 categorias/subpáginas possíveis e realize um exercício de card sorting para entender a hierarquia correta.
Por que — A arquitetura de informações é uma das habilidades de UX raramente praticadas, embora ter fundamentos sólidos aqui ajude em outros aspectos da experiência do usuário.
Avalie — Compare com o original (assumindo que você escolheu um produto maduro, baseado em pesquisa).
Habilidades treinadas — Arquitetura de informações, taxonomia, síntese de pesquisa
Redesenhe um aplicativo mal projetado
Prazo — Aproximadamente 15–25 horas
Objetivo — Um desafio clássico de design. Escolha um aplicativo comumente criticado (por exemplo, Craigslist) e redesenhe um fluxo principal.
Por que — Redesenhar produtos existentes é uma boa maneira de aprimorar habilidades de UI e usabilidade sem focar demais na experiência principal ou no valor do produto.
Avalie — Realize testes de usuário para comparar a versão antiga com a nova versão do fluxo de usuário.
Habilidades treinadas — Design visual, heurísticas de usabilidade, clareza de fluxo
Interface para um animal de estimação
Prazo — Aproximadamente 6–10 horas
Objetivo — Projete uma interface para um animal doméstico, como um alimentador inteligente ou um produto que ajude cães a comunicar a necessidade de sair para fazer suas necessidades.
Por que — Isso o forçará a projetar para um tipo de usuário que não fala ou não pode ser entrevistado. Você precisará se concentrar em observação e outras formas de pesquisa, além de projetar fortes loops de feedback para ensinar o animal a usar o produto.
Avalie — Teste se possível.
Habilidades treinadas — Mecanismos de feedback, UX especulativo, pesquisa de observação
Projete um aplicativo móvel minimalista para um caso de uso complexo
Prazo — Aproximadamente 6–10 horas
Objetivo — Escolha um caso de uso complexo, como encomendar suprimentos alimentares para um restaurante ou planejar um orçamento doméstico. Então, projete-o para ser uma experiência o mais minimalista possível.
Por que — Ensina minimalismo e priorização adequada. Descomplicar o mundo é uma habilidade valiosa.
Avalie — Teste você mesmo se puder atender às necessidades básicas com este aplicativo, enquanto desafia a existência de cada elemento de design.
Habilidades treinadas — Minimalismo, priorização, design MVP
Crie um funil contínuo web-para-app
Prazo — Aproximadamente 10–20 horas
Objetivo — Projete um funil de ponta a ponta onde os usuários começam na web e são levados a continuar no aplicativo (por exemplo, para usar um recurso exclusivo do aplicativo). Garanta a suavidade da experiência como um todo.
Por que — Táticas web-para-app que movem o tráfego da web para o produto do aplicativo ajudam a aumentar a retenção, o engajamento e todas as outras métricas. Projetar funis web-para-app é uma vantagem competitiva.
Avalie — Teste o fluxo simulando uma transição de um navegador móvel para o aplicativo (por exemplo, em um protótipo) com um usuário real.
Habilidades treinadas — UX cross-platform/omni-channel, design de funil
Crie um design usando apenas IA
Prazo — Aproximadamente 6–12 horas
Objetivo — Use apenas ferramentas de IA (e.g., ChatGPT, Midjourney, Uizard, Figma AI) para criar uma interface de alta fidelidade. Você só pode dar e refinar prompts, sem desenhar você mesmo.
Por que — A IA pode acelerar enormemente o design, mas apenas se você souber como orientar bem. Projetar apenas com prompts obriga você a aprimorar suas habilidades de engenharia de prompts.
Avalie — Reúna feedback de outros designers como se você mesmo tivesse projetado.
Habilidades treinadas — Engenharia de prompts, iteração rápida, design com IA
Projete um padrão obscuro e reverta-o
Prazo — Aproximadamente 4–8 horas
Objetivo — Crie um fluxo intencionalmente manipulador (por exemplo, assinatura difícil de cancelar), depois redesenhe-o de forma ética.
Por que — Padrões obscuros podem ser uma boa inspiração sobre como maximizar os resultados de negócios em uma etapa específica. Embora eu não encoraje padrões obscuros, quanto mais você os conhece, mais fácil é entender o que a empresa valoriza em um determinado fluxo.
Avalie — Reflita. Quais são as coisas que você poderia aproveitar do padrão obscuro para melhorar a eficácia do design, mantendo-se ético?
Habilidades treinadas — Design ético, UX persuasivo, alfabetização em padrões obscuros
Conclusão
Os desafios de design UX são uma excelente maneira de praticar regularmente novas habilidades. Recomendo fortemente completar pelo menos um desafio por mês (em seu ambiente de trabalho ou fora do horário de trabalho).
Ainda melhor, faça-os com amigos. Assim como existem “clubes do livro”, temos experimentado recentemente “clubes de desafios” — todos trabalham no mesmo desafio de design, e no final do mês, compartilhamos os resultados e damos feedback uns aos outros. Uma ótima maneira de se conhecer melhor enquanto desenvolvemos nossas próprias habilidades.