Categorias do Site

Desenvolva apps de IA com React e MediaPipe

Aprenda a criar apps de IA em React usando APIs mais recentes do MediaPipe para detecção de objetos em tempo real.

Ícone azul com a palavra

MediaPipe é um framework do Google para executar modelos de IA em dispositivos, focado em tarefas de visão, como detecção de rosto e rastreamento de mãos. Agora, ele funciona como um framework de código aberto, construído com TensorFlow, ajudando desenvolvedores a criar aplicações robustas de IA para mídias em tempo real e estáticas em diferentes plataformas.

Glowing 3D cube with the MediaPipe and React logos overlaid, symbolizing integration of AI and web development

A versão mais recente permite que modelos de visão rodem completamente no dispositivo, sem necessidade de servidores. Neste artigo, exploramos as APIs mais recentes do MediaPipe criando um aplicativo de detecção e categorização de objetos em React, com foco na API de Tarefas do MediaPipe.

Antes de prosseguir, é necessário ter conhecimento em React, Node.js e npm instalados, além de uma webcam para testes em tempo real.

Por que detecção de objetos? E por que MediaPipe?

A detecção de objetos tem aplicações em várias indústrias. Por exemplo, em e-commerce, apps podem escanear produtos com a câmera para preencher buscas. No fitness, podem reconhecer posições do corpo ou equipamentos durante exercícios. Integrar a detecção de objetos em um app React permite interfaces mais inteligentes, rodando eficientemente no navegador.

O MediaPipe é uma das contribuições mais impressionantes do Google para IA em tempo real. A API de Tarefas do MediaPipe permite adicionar modelos de visão em tempo real ao seu app web com poucas linhas de JavaScript.

Introdução às novas APIs do MediaPipe

As APIs do MediaPipe, ou suíte de Soluções do MediaPipe, incluem:

MediaPipe Tasks

Oferece uma API simples e multiplataforma para instalar soluções de ML com pouco código, suportando reconhecimento de gestos e classificação de imagens.

MediaPipe Model Maker

Simplifica a personalização de modelos pré-treinados do MediaPipe com seus dados, permitindo ajustes em modelos existentes com pequenos datasets.

MediaPipe Studio

Fornece uma abordagem sem código para explorar soluções do MediaPipe com seus dados. Usaremos as Tarefas do MediaPipe para detecção de objetos neste tutorial.

Configuração do projeto

O projeto foi inicializado com Vite e usa Tailwind CSS com React. Após configurar os arquivos necessários, instale o pacote MediaPipe Tasks Vision.

Para começar, crie três pastas no projeto: components, hooks e utils. Configure as funções utilitárias para detecção e desenho de objetos, inicialização do detector e limpeza de recursos do MediaPipe.

Montando a lógica

Utilize o hook useMediaPipeObjectDetection para gerenciar o loop de detecção, iniciar a webcam e inicializar o detector. Configure o gerenciamento do ciclo de vida do componente com useEffects.

Construindo a UI

Construa os componentes da interface: VideoCanvasDisplay, DetectionResults e ObjectDetectionApp, que utiliza o hook para gerenciamento de detecção e renderização dos resultados. A aplicação finaliza com a renderização do componente ObjectDetectionApp.

Após implementar tudo, execute o app com npm run dev para ver a detecção de objetos em tempo real. O código completo está disponível no repositório do GitHub.

Conclusão

O Google MediaPipe possibilita a execução de detecção de objetos diretamente no navegador sem necessidade de backend ou treinamento de dados. Este tutorial apresentou as novas APIs do MediaPipe e a construção de um app de detecção de objetos utilizando React e MediaPipe.

  • Enfrentando a Complexidade com GraphQL

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Descubra como GraphQL facilita o desenvolvimento de soluções inteligentes com IA.

    Ler notícia completa
    Banner de podcast da UX Magazine intitulado
  • UX: Emoções Além das Telas no Design

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Descubra como o design emocional transforma experiências, indo além das telas e criando conexões humanas.

    Ler notícia completa
    Símbolo abstrato em tons de marrom e laranja que se assemelha a uma pessoa estilizada com braços estendidos e uma perna erguida.
  • Como usar CSS line-clamp para limitar texto

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Aprenda a usar a propriedade CSS line-clamp para limitar linhas de texto e melhorar a aparência do layout.

    Ler notícia completa
    Fundo gradiente em tons de laranja e violeta com o texto
  • Promise.all ainda é relevante em 2025?

    Antes das promises serem introduzidas nativamente no JavaScript, usávamos muitos callbacks para tarefas assíncronas. É comum ver callbacks sendo usados, pois muitos desenvolvedores podem ainda pensar que callbacks e promises são o mesmo, mas não são. Quando promises foram introduzidas, substituíram amplamente os callbacks, tornando a sintaxe mais compreensível. Em 2025, com async/await, Promise.allSettled, Promise.any […]

    Promise.all é crucial para tarefas assíncronas, mas novas alternativas surgem em 2025. Saiba quando usá-lo.

    Ler notícia completa
    Logotipo do JavaScript (JS) em quadrado amarelo sobre fundo com ondas suaves em tons de branco e cinza claro.
  • Equilibrando IA e UX: O Desafio do Design Humanizado

    A IA está sendo integrada aos fluxos de trabalho de design modernos, ajudando na geração de conteúdo, ideação e prototipagem. Isso aumenta a eficiência das equipes de design, aprimorando a forma como criamos, pensamos e resolvemos problemas. No entanto, a IA também traz preocupações ao processo de design, como a possível perda de foco no […]

    Descubra como manter o design UX humanizado enquanto utiliza IA para otimizar processos e aumentar a produtividade.

    Ler notícia completa
    Mão robótica branca tocando a ponta do dedo de uma mão humana contra um fundo colorido em tons de arco-íris.
  • A Revolução dos Navegadores com IA: Impactos e Futuro

    Há uma revolução silenciosa ocorrendo em um software que você usa diariamente, mas raramente pensa sobre: o navegador. Chrome, Safari, Firefox têm sido nossas janelas para a web por décadas. Agora, algo significativo está acontecendo. Uma nova espécie de navegador está surgindo: o navegador com IA. Ele não apenas muda como navegamos, mas redefine o […]

    Navegadores com IA estão mudando a web, impactando a criatividade, economia e verdade online.

    Ler notícia completa
    Tela de interface do Instacart mostrando produtos essenciais para praia à venda, como protetor solar e toalhas, com uma janela de chat com o assistente virtual aberta.
  • As 3 previsões para o futuro do design UX

    A evolução tecnológica moderniza e melhora todas as áreas da tecnologia, incluindo o design de dispositivos digitais, automação, desenvolvimento de software e design UI/UX. Essa evolução e as inovações em HCI (Interação Humano-Computador) impulsionam o design UI/UX para ajudar designers a criar produtos digitais mais amigáveis, usáveis e produtivos para todos os usuários. O design […]

    Confira as três principais previsões para a próxima era do design UX e como elas podem impactar o futuro das interfaces digitais.

    Ler notícia completa
    Ilustração em 3D de um computador desktop moderno com ícones em estilo futurista na tela, sobre fundo roxo com linhas de rede digitais.
  • A Importância do Enquadramento no Design

    No design, o enquadramento do problema está se tornando o cerne do papel humano. À medida que a IA, ou o que chamo de Programa, assume mais o trabalho de solução, nosso ofício muda para como tratamos o problema. “A IA não está substituindo designers; está substituindo designers que focam em saídas automatizáveis.” Citação e […]

    Explorando como o enquadramento de problemas redefine o papel humano no design em tempos de IA.

    Ler notícia completa
    Imagem de rabisco em preto e branco cheia de palavras e desenhos, incluindo cabeças estilizadas, uma palavra
  • Psicologia Ética no E-commerce: Facilite Compras

    A psicologia no e-commerce tem uma má reputação, muitas vezes associada a táticas de manipulação como escassez artificial e cobranças ocultas. No entanto, existe um lado positivo: a facilitação das compras sem manipulação. Trabalhando anos com e-commerce, percebi que a maioria dos problemas de conversão está em facilitar o processo de compra. Vou mostrar quatro […]

    Aprenda como remover barreiras psicológicas no e-commerce, promovendo compras éticas sem manipulação.

    Ler notícia completa
    Ilustração de um trator removendo neve da estrada, com carros vermelhos parcialmente cobertos de neve ao lado. Ambiente frio com árvores ao fundo.