Categorias do Site

Erros comuns em personas de usuário e como evitá-los

Evite erros comuns em personas de usuário e melhore o design UX.

Ilustração de quatro ícones de pessoas em cores diferentes conectadas por linhas a um ícone de globo central, representando a conexão global ou trabalho em equipe.

Personas de usuário são ferramentas poderosas no design UX, mas erros comuns podem comprometer sua eficácia. Este artigo analisa esses erros e como evitá-los.

User Personas Common Mistakes And How To Avoid Them

Embora sejam uma das ferramentas mais adotadas no design UX, ainda há muitos equívocos e implementações inadequadas de personas de usuário. Personas mal elaboradas podem prejudicar o processo de UX. Este artigo examina alguns dos erros mais comuns cometidos por designers ao criar personas de usuário.

Erros comuns ao trabalhar com personas de usuário

Os erros mais comuns e prejudiciais incluem:

Common Mistakes User Persona

Focar em demografia

Personas que se concentram apenas em dados demográficos, como idade e status familiar, muitas vezes não são úteis. Por exemplo, uma persona baseada em características demográficas pode se aplicar tanto ao Rei Charles quanto a Ozzy Osbourne, apesar de suas necessidades serem totalmente diferentes.

Personas muito específicas ou genéricas

O nível de detalhe em uma persona deve ser equilibrado. Se for muito específico, reflete apenas uma pequena parte dos usuários. Se for muito genérico, não ajuda a criar soluções específicas.

Não segmentar personas

É importante criar diferentes personas para cobrir uma base de usuários diversificada, com diferentes necessidades e expectativas.

Não usar personas no processo decisório

Personas devem ajudar na tomada de decisões. Avalie ideias sob a perspectiva das personas para garantir que atendam às suas necessidades.

Tratar a criação de personas como uma atividade única

As personas devem ser atualizadas regularmente para refletir mudanças no mercado e nos usuários.

Confundir usuários e compradores

Em muitos produtos, especialmente B2B, os compradores são diferentes dos usuários. Crie personas distintas para cada um e considere suas necessidades em seus designs.

Confundir personas e proto-personas

Personas devem ser baseadas em pesquisa e evidências. Proto-personas são baseadas em suposições e devem ser usadas como ponto de partida.

Conclusão

Personas de usuário podem ser uma ferramenta potente no processo de pesquisa UX, mas apenas se forem bem feitas. Siga os princípios-chave do design de personas para aprimorar todo o processo de design UX.

  • 8 Efeitos de CSS e JavaScript Inspirados no Outono

    Descubra 8 efeitos de CSS e JavaScript inspirados no outono para dar um toque sazonal ao seu projeto web.

    Descubra 8 efeitos de CSS e JavaScript inspirados no outono para dar um toque sazonal ao seu projeto web.

    Ler notícia completa
    Ilustração estilizada de uma árvore amarela com folhas caindo, sobre fundo degradê azul para vermelho.
  • 20 Mitos de Design de Rodapé e Como Corrigi-los

    Descubra como transformar o rodapé do seu site em uma ferramenta estratégica e envolvente. Desmitifique ideias ultrapassadas.

    Descubra como transformar o rodapé do seu site em uma ferramenta estratégica e envolvente. Desmitifique ideias ultrapassadas.

    Ler notícia completa
    Fundo amarelo vibrante com texto grande, preto,
  • Perigos do BaaS e código vibe no backend

    Descubra os riscos escondidos do BaaS e código vibe no backend e como evitá-los para proteger sua aplicação.

    Descubra os riscos escondidos do BaaS e código vibe no backend e como evitá-los para proteger sua aplicação.

    Ler notícia completa
    Ícone de monitor com símbolo de interrogação e engrenagem sobre fundo de textura de mármore preto arranhado.
  • Redesign de Páginas de Suporte que Melhoraram a UX

    Fluxos de suporte mal projetados frustram os usuários. No entanto, redesigns inteligentes podem transformar um centro de ajuda em um espaço intuitivo e de autoatendimento. Isso melhora a experiência do cliente ao reduzir a necessidade de suporte ao vivo e ajuda as equipes internas a identificar problemas comuns e soluções. Centros de ajuda não são […]

    Transforme o suporte com redesigns inteligentes que melhoram a experiência do usuário e reduzem a necessidade de suporte ao vivo.

    Ler notícia completa
    Ícone de janela de navegador com fones de ouvido roxos e um ponto de interrogação, sobre fundo colorido em movimento.
  • Nova identidade visual do cartão de Zurique

    A maioria dos passes de cidade parece algo que você guardaria na carteira e esqueceria. O Cartão de Zurique recebeu um tratamento oposto—graças ao Studio Marcus Kraft, agora parece uma peça de design que você realmente quer exibir. O redesign é centrado em uma forma estilizada de cartão, e é surpreendentemente versátil. Em um pôster, […]

    Cartão de Zurique ganha novo design flexível e atraente, oferecendo transporte gratuito e acesso a museus.

    Ler notícia completa
    Um folheto
  • Ferramentas de IA falham em contexto: soluções

    Atualmente, no desenvolvimento de software, muitos enfrentam um problema comum ao usarem ferramentas de IA para ajudar na codificação. Embora essas ferramentas possam sugerir soluções, frequentemente introduzem novos bugs, exigindo mais tempo de depuração. A pesquisa Stack Overflow 2025 indica que a confiança dos desenvolvedores na precisão da IA caiu para 33% devido à ineficiência […]

    Ferramentas de IA em programação falham em contexto. Descubra como contornar esse problema e otimizar seu uso.

    Ler notícia completa
    Ícone de rosto humano recortado em perfil com engrenagem e circuito integrado sobre fundo texturizado cinza, simbolizando tecnologia e inteligência.
  • Ações Photoshop para Efeitos de Esboço em 2025

    Transformar suas fotografias em esboços é uma excelente maneira de adicionar um toque artístico único ao seu trabalho. Mas como fazer isso sem desenhar manualmente cada imagem? A resposta está nas ações do Photoshop. Esta coleção de ações de Photoshop oferece várias opções para converter fotos em belos esboços. Elas simplificam o processo, garantindo que […]

    Descubra ações do Photoshop que transformam fotos em esboços artísticos de forma fácil e rápida.

    Ler notícia completa
    Desenho em azul de duas mulheres estilizadas, uma olhando de lado com expressão séria e a outra posando com um chapéu largo e um vestido justo. Logotipo do Photoshop no canto.
  • Erro ao Ignorar Pesquisa UX em Robo Advisor

    Às vezes, o sucesso do produto depende do comportamento do usuário. Nosso produto não estava quebrado, mas os usuários não estavam prontos para comprar. Nosso erro foi não entender os usuários. Criamos um robo advisor sem pesquisa de usuário, resultando em baixa adoção e zero impacto na receita. Após seis meses, implementamos um recurso de […]

    Descubra como a falta de pesquisa UX sabotou nosso projeto de robo advisor e a importância de ouvir os usuários.

    Ler notícia completa
    Ilustração estilizada de livros empilhados em tons de roxo, sobre fundo texturizado que imita papel envelhecido.
  • A transição silenciosa para Vite e seu impacto

    Este ano, Vite ultrapassou 140 milhões de downloads semanais, superando o Webpack e continuando sua tendência de crescimento. É surpreendente, considerando que Webpack foi o principal bundler para JavaScript por muito tempo. Com o Vite, os desenvolvedores agora desfrutam de tempos de construção mais rápidos e recargas automáticas instantâneas. Para entender essa mudança, vamos observar […]

    Vite é adotado em larga escala, ultrapassando Webpack com sua rapidez e simplicidade. Descubra o impacto dessa transição.

    Ler notícia completa
    Logo colorido em forma de raio sobre um fundo de folha verde com listras brancas.