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Experiência digital no Whitney: Colin Brooks em destaque

Colin Brooks explora a gestão digital no Whitney Museum e a relação entre arte e tecnologia.

Cartaz com padrões geométricos em tons de azul, apresentando Colin Brooks, Chefe de Desenvolvimento Digital no Museu Whitney de Arte Americana.

Colin Brooks é o chefe de Desenvolvimento Digital do Whitney Museum of American Art. Após se formar em ciência da computação, trabalhou na Korrio, uma startup esportiva, e estagiou no Museum of Modern Art e no Whitney Museum enquanto cursava seu mestrado em Arte e Educação na Columbia University. Colin está no Whitney há nove anos, focado no desenvolvimento digital.

Leader Spotlight Colin Brooks

Na nossa conversa, Colin fala sobre como a gestão de produtos digitais influencia uma instituição tradicionalmente presencial – o Whitney Museum of American Art. Ele compartilha os desafios de medir o sucesso digital em iniciativas artísticas e como eles diferem das ofertas tradicionais de e-commerce. Colin também compartilha suas ideias sobre a linha tênue entre arte e tecnologia de IA.


Como o pensamento de produto influencia museus contemporâneos

Sua função no Whitney é única, pois você precisa ser inovador, mas também trabalha em uma instituição cultural tradicional. Como você defende o pensamento de produto nesse ambiente?

Acho que o papel do Whitney como uma instituição legada adiciona camadas interessantes à maneira como pensamos o trabalho digital. Somos um museu de arte contemporânea, então trabalhamos com artistas que ultrapassam limites, se envolvem criativamente com novas tecnologias e fazem um trabalho inovador. Nosso papel é, em parte, mostrar esse trabalho, então não faria sentido não aproveitar essa inovação.

Há um público presencial que visita o museu físico e também um público digital que vivencia o museu online. Como você aborda a dinâmica de criar para esses dois grupos distintos?

Costumo reforçar o quanto nosso público não frequentador do museu é grande. Muitas equipes estão focadas em levar pessoas fisicamente ao prédio. O Whitney é um lugar físico, mas há um número significativo de pessoas que nunca poderão nos visitar, o que é um desafio interessante, especialmente para uma instituição que pensa em uma comunidade.

Medindo o sucesso digital

Recentemente, você reconstruiu e relançou o aplicativo Sapponckanikan, que faz parte de uma exposição de arte digital no museu. Foi um processo complicado. O que você aprendeu com isso?

O Sapponckanikan é um aplicativo de realidade aumentada que mostra plantas de tabaco balançando ao vento. Em 2019, os artistas cuidaram de tudo, desde a criação do aplicativo até sua gestão nas lojas de aplicativos. Em 2024, adquirimos o aplicativo para um novo show, mas nesse meio tempo, os SDKs do iOS e Android foram atualizados, a biblioteca que fazia a detecção de plano foi atualizada e o Google atualizou suas diretrizes para experiências de AR. O aplicativo teve que ser significativamente atualizado.

A relação entre arte e tecnologia

Nos últimos anos, houve muita conversa sobre tecnologia e arte, especialmente com IA e programas como o Midjourney. Como você vê a linha entre desenvolvimento digital e criação de arte digital?

Muito do que fazemos, e que outras instituições também aspiram fazer, é deixar os artistas falarem. E no momento atual, isso é especialmente interessante porque não há muito consenso. Existem muitas questões sociais representadas em algo como conjuntos de dados de grandes modelos de linguagem, que estavam presentes de outras maneiras antes.

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