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Gerente Full-Stack vs. Gerente Frontend: Diferenças

Descubra as diferenças entre gerente de produto full-stack e frontend e saiba qual é o ideal para sua empresa.

Ícone de rede interpessoal sobre fundo geométrico azul, representando três figuras conectadas por linhas, em cores rosa, vermelho e lilás.

Você já tentou perguntar às pessoas o que é um gerente de produto? Provavelmente, você receberá dez respostas diferentes se perguntar a dez pessoas diferentes, independentemente de trabalharem na mesma empresa.

O papel de um gerente de produto é mais uma arte do que uma ciência. As empresas usam o cargo e suas responsabilidades de maneiras distintas. No entanto, a essência permanece a mesma no mercado:

Gerentes de produto descobrem o que gera valor e lideram equipes para entregá-lo.

Recentemente, notei uma nova tendência. Empresas estão buscando gerentes de produto full-stack e gerentes de produto frontend. Este artigo ajuda a esclarecer o que esses termos significam, onde cada função faz sentido e se você deve adotar essa distinção de papéis.

O que é um gerente de produto full-stack?

Um gerente de produto full-stack vai da estratégia à entrega, da ideia ao valor. Para exercer esse papel, é fundamental dominar:

  • Estratégia — Clareza em como criar uma estratégia de produto que simplifique a tomada de decisões
  • Descoberta — Ferramentas sólidas para ajudar as equipes a descobrir o que gera valor e o que não gera
  • Entrega — Capacidade de ir além das funcionalidades, focando em resultados em vez de saídas

A responsabilidade de um gerente de produto full-stack é ampla. É necessário ter um sólido conhecimento de negócios e vastas habilidades de gerenciamento de produtos. Algumas empresas esperam ainda que o gerente de produto full-stack possua conhecimento técnico extenso, como infraestrutura, segurança, codificação, etc.

O que é um gerente de produto frontend?

Um gerente de produto frontend é um papel especializado focado em usabilidade e experiência. Este papel se aprofunda em experimentos especializados para aumentar gradualmente o valor do usuário enquanto otimiza os resultados de negócios.

Diferente do gerente de produto full-stack, o gerente de produto frontend não é responsável pela estratégia do produto. Em vez disso, o foco está na descoberta do produto, o que envolve maximizar o uso de experimentos de produto.

Para prosperar como gerente de produto frontend, é necessário ter uma sólida caixa de ferramentas de experimentação e um bom entendimento da experiência do usuário.

Onde um gerente de produto full-stack ou frontend faz sentido?

Antes de pensar na definição do papel, reflita sobre as responsabilidades. Vamos olhar para três cenários distintos:

Startup / pré-adequação ao mercado

As responsabilidades de uma pessoa de produto em uma startup pré-adequação ao mercado exigiriam:

  • Pensamento crítico para criar e adaptar estratégias
  • Compreensão das necessidades do cliente
  • Conhecimento de negócios
  • Domínio da experimentação
  • Capacidade de liderar equipes para acelerar a entrega

Dado o acima, o papel de gerente de produto full-stack seria mais adequado, pois implica uma responsabilidade clara de ponta a ponta. Um gerente de produto frontend teria dificuldades nesse cenário, pois se aprofundar seria muito cedo.

Startup / fase de crescimento

Uma vez que a startup validou seu modelo de negócios e encontrou um ajuste de produto no mercado, é hora de expandir o alcance e adquirir novos usuários. Para esse desafio, o gerente de produto precisa de:

  • Mentalidade de descoberta
  • Capacidade de criar e executar múltiplos experimentos por semana
  • Tomar decisões baseadas em dados
  • Descobrir insights a partir de experimentos
  • Aumentar continuamente o valor para clientes e negócios

Nesse movimento, você pode esperar uma responsabilidade mais específica. Enquanto a adequação ao mercado provavelmente irá de ponta a ponta, a fase de crescimento focará em experiência aprofundada. Um gerente de produto frontend se encaixa bem nessa situação, enquanto um gerente de produto full-stack pode se sentir entediado, dado o espectro de responsabilidades.

Empresa estabelecida / maturidade

Uma vez que a empresa esgotou seu potencial de crescimento, é hora de alavancar a lealdade. Este jogo é frequentemente jogado de maneira diferente; algumas empresas optam por introduzir novos produtos e criar um ecossistema (pense na Apple aqui). Outras empresas, como o Google, fazem upsell e cross com seu workspace. Também é possível desenvolver novos modelos de negócios, como o YouTube, oferecendo uma assinatura para remover anúncios.

Como você pode ver, a criatividade assume o controle quando o produto atinge a maturidade para garantir que a empresa permaneça competitiva. Então você pode se perguntar, qual seria o melhor gerente de produto para este caso? Vamos olhar para as responsabilidades:

  • Experimentar novos modelos de negócios
  • Entender como alavancar a lealdade
  • Estrategizar como extrair mais valor da base de clientes atual

É semelhante a uma adequação ao mercado, pois você está introduzindo algo novo no produto, mas nesse ponto, você já tem clientes que confiam na sua marca. As habilidades de um gerente de produto full-stack seriam altamente relevantes nesse cenário.

Você deve adotar a distinção de papéis?

O contexto importa, e importa muito.

Sou cético quanto a novos papéis, pois as empresas tendem a interpretá-los mal. O gerente de produto deveria ser o único, porque a responsabilidade final permanece a mesma: gerar valor para os clientes e para o negócio.

No entanto, as empresas podem implantar o papel do gerente de produto de forma diferente, de acordo com sua situação, o que é aceitável. Em um lugar, um gerente de produto pode se concentrar na visão geral, enquanto em outro lugar pode se aprofundar em uma microexperiência. De qualquer forma, eles visam o mesmo: maximizar o valor.

A principal razão pela qual sou cético é que equipes com múltiplos papéis podem facilmente se tornar inchadas.

Principais conclusões

As empresas não concordam com a definição de um gerente de produto. No entanto, a essência permanece em gerar valor para os clientes e para o negócio.

O gerenciamento de produto full-stack implica responsabilidade de ponta a ponta, desde a criação de uma estratégia do zero até a coleta de valor. O gerenciamento de produto frontend é um papel especializado. Ele foca na experiência do usuário e otimizações aprofundadas.

Entender as responsabilidades da sua situação é mais importante do que forçar um novo nome de papel. Recomendo usar apenas o gerente de produto para descrever o que seu cenário exige para ter sucesso. Tenha cuidado ao adicionar mais papéis do que o necessário à sua equipe. Grandes equipes de produto têm um gerente de produto – um ônibus, um motorista.

Fonte da imagem em destaque: IconScout

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