Categorias do Site

UI/UX Design

  • Por que o Gemini falha em atender os usuários

    Gemini promete melhorias, mas falha em desempenho real, levantando questões sobre IA e design centrado no usuário.

    Gemini promete melhorias, mas falha em desempenho real, levantando questões sobre IA e design centrado no usuário.

    Ler notícia completa
    Robô com aparência humana apresenta um roteiro de inteligência artificial em um grande monitor para um público em uma sala de reunião.
  • Adeus Menu Hamburguer: O Design Evoluiu

    Menu hamburguer está ultrapassado. Descubra por que alternativas modernas dominam o design de navegação.

    Menu hamburguer está ultrapassado. Descubra por que alternativas modernas dominam o design de navegação.

    Ler notícia completa
    Close-up de um cachorro-quente com salsicha e condimentos sobre fundo preto.
  • A/B Tests: O Mito do Design Orientado por Dados

    Descubra por que os testes A/B podem não ser tão confiáveis quanto parecem e como eles podem enganar decisões de design.

    Descubra por que os testes A/B podem não ser tão confiáveis quanto parecem e como eles podem enganar decisões de design.

    Ler notícia completa
    Um gráfico de barras em um tablet, caneta, gráficos coloridos, celular e copo d'água sobre uma mesa com documentos de negócios.
  • Animações não importam mais em 2025

    Estamos em 2025. Podemos finalmente admitir? Ninguém se importa com suas animações perfeitamente elaboradas. Aquele efeito parallax que você ajustou por horas? Ignorado. Aquela seção hero com blobs flutuantes? Desprezada. Animações de entrada demoradas? Resentidas. Projetamos para atenção medida em swipes, não segundos. Ainda assim, criamos sites como se os usuários tivessem tempo para assistir […]

    Descubra por que animações não são mais relevantes no design web de 2025 e como priorizar velocidade e usabilidade.

    Ler notícia completa
    Homem preocupado em frente ao computador rodeado por ícones caóticos e um medidor marcando
  • Destaque: Medindo o Imensurável com Paul Weston

    Paul Weston é GM & VP de Produto na HubSpot, liderando a visão e estratégia do Service Hub. Em sua conversa, ele fala sobre “medir o imensurável”, trazendo dados objetivos para elementos difíceis de quantificar. Ele destaca a importância de focar nas necessidades de um conjunto específico de clientes e como pensa em diferenciação de […]

    Paul Weston discute como medir o imensurável em UX, focando em dados objetivos e necessidades dos clientes.

    Ler notícia completa
    Texto alternativo: Imagem promocional de Paul Weston, GM e VP de Produto na HubSpot, com pano de fundo gráfico em tons de azul e logos da LogRocket e HubSpot.
  • Vantagens dos Cantos Arredondados no Design

    Eu desisto. Você venceu. Leve minhas bordas afiadas, meu orgulho de ângulos retos, minha lealdade aos retângulos tão quadrados que poderiam cortar um pixel ao meio. Você conquistou todas as interfaces, todos os botões, todas as janelas modais, cada canto de “Pular Introdução” do universo digital. Cantos Arredondados, você alcançou a dominação total – e […]

    Cantinhos arredondados dominam interfaces e conquistam usuários. Saiba por que eles são a nova tendência no design digital.

    Ler notícia completa
    Ícone gráfico em formas quadradas sobrepostas com bordas arredondadas em cores gradiente neon sobre fundo escuro.
  • Conversando sobre o uso de Spinners no UX

    Olha, Spinner, já passamos por muita coisa juntos… Eu sei que você está fazendo o seu melhor — girando sem parar, pacientemente preenchendo o vazio, corajosamente mascarando o caos do backend como um técnico de palco sobrecarregado em uma produção teatral falida. Mas ambos sabemos que isso não funciona mais. No início, você era reconfortante. […]

    Spinners enfrentam críticas no UX. Progressos e alternativas como barras de progresso ganham espaço.

    Ler notícia completa
    Gráfico de evolução de círculos de carregamento, variando de incompletos a completos em tons de cinza, sobre fundo preto.
  • Imagens Heroicas Prejudicam a Experiência do Usuário

    Há um padrão que assombra o design web há mais de uma década – tão enraizado no nosso fluxo de trabalho coletivo que questioná-lo parece quase herético. A imagem heroica de tela cheia. Você a conhece. Você a projetou. Provavelmente a utiliza automaticamente no Figma sem pensar. Um grande destaque visual no topo da página […]

    Imagens heroicas são onipresentes, mas prejudicam performance e UX. Descubra por que é hora de repensar essa prática.

    Ler notícia completa
    Pessoa de casaco vermelho em pé numa saliência rochosa com vista para um lago, parte de um design de site com botões de login e texto 'EXPLORE AND TRAVEL'.
  • Como criar botões de cancelar seguros

    Botões de cancelar podem parecer simples, mas são cruciais em momentos críticos da jornada do usuário. Eles devem oferecer uma maneira fácil de interromper um processo, descartar mudanças ou voltar atrás em uma ação, sem causar frustração ou perda de confiança. Botões de cancelar devem ser projetados para garantir que os usuários se sintam no […]

    Descubra como projetar botões de cancelar que evitam frustração e melhoram a usabilidade em interfaces de usuário.

    Ler notícia completa
    Ícone rosa com um
  • O impacto da IA na UX: riscos e desafios

    Há tempos venho discutindo as falhas dos modelos de linguagem e outras IAs na Pesquisa de Experiência do Usuário (UX). Muitas organizações já destacaram questões significativas relacionadas a isso. Minha formação acadêmica me ensinou a compreender a tomada de decisões humanas, e rapidamente percebi as armadilhas de dependermos de modelos baseados em classificações humanas. A […]

    Exploramos como a simpatia da IA pode ameaçar o pensamento de UX, impactando pesquisas e experiências de usuário.

    Ler notícia completa
    Batatas com olhos esbugalhados observam outra batata sendo descascada por um descascador de metal, criando um momento cômico.
  • Acessibilidade em Design UX: Quem é o responsável?

    Uma concepção equivocada comum entre designers de UX é que a acessibilidade é exclusivamente responsabilidade dos desenvolvedores. Alguns acreditam que, ao usar uma paleta de cores de alto contraste e entregar designs limpos, o produto final será automaticamente acessível. Mas a acessibilidade no UX vai muito além do contraste de cores do design. Não é […]

    Descubra quem realmente deve garantir a acessibilidade no design UX e como designers e desenvolvedores podem colaborar.

    Ler notícia completa
    Ícone de acessibilidade com uma figura humana estilizada em branco dentro de um círculo roxo, sobre um fundo azul turquesa com efeito cintilante.
  • Criando Landing Pages com a Regra dos Terços

    A regra dos terços, uma técnica de design antiga, é amplamente utilizada em diferentes áreas, como websites, anúncios e pôsteres. Essa regra divide uma imagem em nove partes iguais, com quatro pontos de interseção importantes. Nos tempos modernos, marcas como Nike, Amazon e Apple aplicam essa técnica para criar layouts mais atraentes. Essa técnica proporciona […]

    Aprenda a aplicar a regra dos terços em landing pages para criar designs mais atraentes e aumentar as taxas de conversão.

    Ler notícia completa
    Fundo abstrato com tons dourados e luminosos, sobreposto por um ícone azul de grade com nove quadrados.