Otimização da web com auditorias do Lighthouse
Melhore o desempenho do seu site usando auditorias do Lighthouse para identificar e resolver problemas de performance.

Páginas que carregam lentamente podem resultar de várias causas, tornando-se um dos desafios mais complexos no desenvolvimento web. O Lighthouse (LH) é uma ferramenta gratuita e open-source do Google que pode ajudar a detectar e resolver problemas de desempenho do seu site.
Neste artigo, exploramos o que são as auditorias do Lighthouse, como interpretá-las e como gerá-las de diferentes maneiras. Para os exemplos, usamos a página inicial da Mozilla Developer Network.
O que são auditorias do Lighthouse?
As auditorias do Lighthouse são verificações diagnósticas automatizadas que avaliam diferentes aspectos da experiência do usuário e desempenho de uma página web. Elas fazem parte de um relatório do Lighthouse que você pode gerar executando a ferramenta LH em uma página web. A maneira mais fácil de fazer isso é usar a guia Lighthouse no Chrome DevTools.
Há quatro categorias de auditorias do Lighthouse — Desempenho, Acessibilidade, Melhores Práticas e SEO. Neste artigo, focamos nas auditorias de desempenho do Lighthouse.
Por que as auditorias de desempenho do Lighthouse são importantes?
Atualmente, existem 38 auditorias de desempenho diferentes no Lighthouse. Cada uma aborda o desempenho da web de um ângulo diferente para ajudar a entender as razões por trás de pontuações Web Vitals ruins ou medianas e páginas lentas.
Além da avaliação numérica, cada auditoria LH oferece recomendações práticas sobre como você pode melhorar seu resultado. Ao resolver os problemas de desempenho web identificados pelas auditorias do Lighthouse, você pode melhorar suas pontuações de campo que afetam o ranking SEO.
Como o Lighthouse e os Core Web Vitals estão relacionados?
O Lighthouse mede os Web Vitals (incluindo os Core Web Vitals) e os mostra no topo de cada relatório LH. No entanto, o Lighthouse é uma ferramenta de auditoria de sites em laboratório, o que significa que os testes de desempenho são executados em um ambiente simulado. O Google também mede os Web Vitals usando o Monitoramento Real de Usuários (RUM) e publica os resultados no Relatório de Experiência do Usuário do Chrome (CrUX).
6 maneiras de executar o Lighthouse
Todas as opções são baseadas na mesma API do Lighthouse, o que significa que usam as mesmas fórmulas para os cálculos. A principal diferença entre as opções é o ambiente de teste, que pode causar variação nos resultados.
Lighthouse no Chrome DevTools
A maneira mais fácil de executar o Lighthouse é abrir o Chrome DevTools no modo anônimo. Navegue até a guia Lighthouse e execute um teste de desktop ou móvel.
PageSpeed Insights (PSI)
PageSpeed Insights (PSI) é a ferramenta online de teste de desempenho web do Google que mostra os Web Vitals do relatório CrUX e os relatórios do Lighthouse executados em servidores remotos do Google.
Aproveite ao máximo as auditorias do Lighthouse
Questões de desempenho web são parte da sua dívida técnica. Elas podem surgir de códigos legado, infraestrutura de baixo desempenho, conflitos no código e outros fatores. Auditorias do Lighthouse permitem que você divida sua dívida técnica relacionada ao desempenho web em mudanças pequenas e acionáveis.
Para otimizar o desempenho do seu site, priorize auditorias com os piores resultados e maior impacto de desempenho. A abordagem mais eficaz é integrar verificações de auditoria do Lighthouse ao seu fluxo de trabalho regular de desenvolvimento web.