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Por que Restrições de Design São Úteis

Descubra como restrições de design podem melhorar a qualidade e eficiência de produtos digitais.

Gráfico estilizado com ícones sobrepostos representando dispositivos e comunicação digital, com um lápis à direita, em um fundo gradiente laranja e amarelo.

As equipes de design de produto enfrentam várias limitações, conhecidas como restrições de design, durante o processo de design de produto. Embora muitas restrições de design sejam inevitáveis, elas podem melhorar a qualidade do produto ao moldá-lo dentro de um escopo prático, acelerando o design/desenvolvimento e eliminando modificações tardias.

Vamos entender as restrições de design e aprender como usá-las para construir produtos digitais de alta qualidade de maneira eficiente.

O que são restrições de design?

As restrições de design são limitações no que os designers podem fazer com um design. Elas surgem de prazos, orçamentos, diretrizes de marca, leis e regulamentos, recursos finitos e poder de decisão limitado em termos de ferramentas e processos.

Embora à primeira vista as restrições de design possam parecer negativas, elas podem ser extremamente úteis. Vamos explorar os vários tipos de restrições e como usá-las para melhorar o design do seu produto e fluxo de trabalho.

Tipos de restrições de design

Às vezes, nossa ideia de produto perfeito depende de um mundo perfeito, mas esse mundo não existe. Isso significa que algumas características, designs e abordagens não são possíveis. Podemos resolver problemas apenas na medida em que as restrições de design nos permitem no mundo real.

Aqui estão os tipos comuns de restrições de design que a maioria dos designers de produto precisa lidar, com exemplos:

Restrições técnicas

Dispositivos, plataformas ou softwares subjacentes que executam o produto final e a pilha de tecnologia que a organização escolhe para construir o produto real definem restrições técnicas. Elas ajudam os produtos digitais a aderirem aos padrões de dispositivos ou plataformas e oferecem uma experiência suave e eficiente para todos os usuários:

  • Limitações de hardware — Usuários acessam seu produto digital com dispositivos variados que possuem diferentes potências de processamento, capacidades de armazenamento, tamanhos de tela e componentes de hardware (sensores, módulos, etc.), então os designers devem projetar seus produtos sob essas limitações de hardware para satisfazer toda a base de usuários.
  • Diretrizes de plataforma — Cada sistema operacional popular vem com documentação de diretrizes de design UI/UX e possui várias limitações técnicas. Além disso, navegadores web padrão têm várias restrições de desenvolvimento e sugestões de design UI/UX. Os designers devem aderir às diretrizes de plataforma para executar adequadamente um produto em uma plataforma específica e obter a aprovação do produto para lojas de aplicativos públicas.

Restrições de negócios ou logísticas

A organização que controla e financia o desenvolvimento do produto também define várias restrições que afetam o processo de design do produto:

  • Prazos — Quase todos os projetos têm prazos, pois eles ajudam a organização a controlar o orçamento e entregar produtos no tempo.
  • Orçamentos — Ter um orçamento significa ter dinheiro limitado para gastar. Com menos dinheiro para gastar em ferramentas, equipe, etc., é compreensível que os orçamentos tornem as equipes de produto um pouco nervosas. Além disso, devido aos custos operacionais diários, um orçamento menor geralmente significa um prazo mais apertado, já que projetos que duram mais custam mais.
  • Disponibilidade de recursos — A organização aloca equipe e compra as ferramentas necessárias para criar um produto. Isso significa que o esforço, a qualidade e a entrega do design de um produto dependem de fatores como o tamanho da equipe, habilidades, experiência, junto com o conhecimento dos designers, ferramentas disponíveis e recursos digitais adquiridos.

Por que as restrições podem melhorar o design

Pode parecer que preferimos liberdade ilimitada, mas cuidado com o que deseja. Aqueles sem restrições de design frequentemente dizem que ter muitas opções leva à paralisia de análise, ou a incapacidade de tomar decisões de maneira eficiente.

Além disso, estar limitado a certas escolhas não significa necessariamente estar limitado a certos resultados. Veja como as restrições de design melhoram seus designs de produtos digitais:

  • Aguçar o foco e melhorar a eficiência — As restrições de design limitam as escolhas disponíveis e reduzem o escopo geral do design, permitindo que os designers se concentrem em resolver o problema sem gastar mais tempo na tomada de decisões de design.
  • Incentivar a criatividade dentro de limites — O uso excessivo de ideias criativas e implementações frequentemente afeta a usabilidade e a produtividade do usuário, mas as restrições permitem que os designers sejam criativos dentro dos limites, de modo que os produtos recebam implementações de ideias criativas ótimas.
  • Reduzir a complexidade visual do produto — As restrições de design reduzem o excesso visual ao prevenir o excesso de design, pois estabelecem limites para os aspectos do design visual, criando interfaces simples, aprendíveis e leves para todos.

Exemplos de restrições de design: Como usá-las em seu processo

Use prazos para manter as coisas em movimento

Prazos rígidos podem ser desafiadores para todos, mas ter prazos bem previstos e ótimos permite que as organizações aloque o orçamento disponível de forma otimizada e motive as equipes de produto a implementar um processo de design/desenvolvimento de produto enxuto.

Aqui está como você pode implementar restrições de tempo sem problemas em seu fluxo de trabalho UI/UX de produto:

  1. Identifique o escopo do produto, objetivos, entregas e orçamento disponível.
  2. Decomponha a linha do tempo do processo UI/UX em fases, i.e., pesquisa, planejamento, design, etc.
  3. Estime o tempo para cada fase colaborando com partes interessadas.
  4. Priorize marcos importantes (i.e., demonstrações de protótipos, entrega de design, etc.) e dirija cada fase com metodologias preferidas de gerenciamento de processos, i.e., Agile.

Use orçamentos para manter o foco e ser realista

As organizações não podem criar produtos sem considerar restrições financeiras. Elas normalmente alocam orçamentos fixos, mas de certa forma flexíveis, com base em sua viabilidade financeira, importância do produto e ROI esperado.

Orçamentos altamente flexíveis afetam a estabilidade organizacional, e orçamentos estritamente reduzidos diminuem a qualidade geral do produto, então as equipes de desenvolvimento de produto devem definir adequadamente restrições financeiras de forma que reduzam o escopo do produto de maneira otimizada e previnam a exaustão da equipe.

Use diretrizes de marca para estabelecer uma identidade visual

Ter restrições de marca ajuda os designers a incorporar a marca da empresa nas interfaces visuais do produto para criar uma identidade visual corporativa. Definir cores, fornecer ativos de marca (i.e., logotipos, animações) e sugerir conteúdo em um documento de diretrizes de marca é a abordagem prática que a maioria das equipes de design de produto modernas segue para apresentar diretrizes de marca para designers.

Use diretrizes de estilo para fornecer consistência e familiaridade

Criar designs de produtos com numerosos, dinâmicos e diferentes estilos sem seguir um padrão cria interfaces de produto inconsistentes que a maioria dos usuários não gosta. Portanto, toda equipe de design de produto cria um guia de estilo com as definições principais de estilo e o usa como um documento fundamental ao longo do processo de design UI/UX.

Siga leis e regulamentos para colocar o usuário em primeiro lugar

Leis e regulamentos não nos impedem de fazer qualquer coisa. Na verdade, elas exigem que façamos mais, como incluir políticas (e.g., políticas de privacidade) e fricção (e.g., banners de consentimento de cookies e opções de inscrição em e-mails de marketing). Cumprir leis e regulamentos geralmente requer mais trabalho, mas implementá-los legalmente melhora seu produto e sua centralidade no usuário.

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