Super Apps: Crescimento ou Ilusão Tecnológica?
Super apps crescem na Ásia, mas enfrentam barreiras no Ocidente. Descubra o que gestores de produto podem aprender com eles.

As grandes empresas de tecnologia frequentemente apostam em tendências para se manterem inovadoras. Os super apps, populares na Ásia, são ecossistemas que oferecem múltiplos serviços em um único aplicativo. Exemplos incluem o WeChat e o Grab, que permitem desde mensagens até gerenciamento financeiro.
Enquanto na Ásia os super apps prosperam, no Ocidente enfrentam obstáculos. A estrutura de mercado, regulamentações rígidas e comportamentos distintos dos consumidores tornam difícil replicar o modelo. No entanto, empresas como Uber, PayPal e Amazon estão se aproximando desse conceito, oferecendo cada vez mais serviços integrados.
Os gestores de produto podem aprender com os super apps que não é necessário adicionar todas as funcionalidades, mas sim integrar serviços de forma que melhorem a experiência do usuário. Antes de expandir, é importante garantir que o produto seja indispensável para os usuários.
Os super apps são um sucesso na Ásia por sua capacidade de simplificar a vida dos usuários, mas a adaptação no Ocidente requer superar desafios únicos, focando na criação de produtos excelentes, seja pela especialização ou pela expansão.