Three.js ou Babylon.js: Qual é melhor para 3D web?
Compare Three.js e Babylon.js para desenvolvimento 3D na web. Descubra suas diferenças, características e quando usar cada um.

Quando se fala em desenvolvimento 3D na web, Three.js e Babylon.js são duas bibliotecas que dominam a conversa. Ambas apoiam a criação de experiências 3D no navegador, mas possuem diferenças importantes.

Neste artigo, comparamos Three.js com Babylon.js, abordando suas características principais, diferenças e onde cada uma pode ser mais útil.
Three.js vs. Babylon.js: Comparação
Three.js é um motor de renderização leve, oferecendo controle e fácil integração com outros frameworks web. No entanto, frequentemente requer complementos de terceiros ou código personalizado para funcionalidades avançadas.
Babylon.js é um motor 3D completo com sistemas integrados para física, animações e GUI, oferecendo a maioria das funcionalidades necessárias imediatamente.
O que é Three.js?
Three.js foi criado em 2010 por Ricardo Cabello para facilitar o trabalho com WebGL. Começou como um motor de renderização simples e evoluiu com contribuições de outros desenvolvedores. Atualmente, possui mais de 35.000 estrelas no GitHub.
Características principais
- Geometria e materiais – Formas geométricas e materiais embutidos para criar objetos 3D visualmente ricos.
- Sistema de câmeras – Com câmeras perspectiva e ortográfica, permite simular a visão do mundo real.
- Iluminação – Vários tipos de luzes para simular diferentes condições de iluminação.
- Sistema de animação – Permite animar posições, rotações e escalas de objetos.
- Carregadores embutidos – Suporta o carregamento de ativos, modelos 3D, texturas, fontes e mapas de ambiente.
O que é Babylon.js?
Babylon.js foi iniciado em 2013 por David Catuhe, com o suporte da Microsoft, oferecendo estabilidade e desenvolvimento ativo. É um motor de jogo completo que vem com sistemas integrados para física, PBR, suporte a VR/AR, além de suporte a editores e ferramentas.
Características principais
- Construção de malhas e materiais – Criação de formas primitivas e sistema de materiais com suporte a PBR.
- Sistema de câmeras – Inclui câmeras com controles embutidos.
- Iluminação e sombras – Suporte completo para diferentes tipos de luzes.
- Sistema de animação – Permite animar objetos e materiais com um editor de linha do tempo completo.
- Física e colisões – Suporte nativo para física, com detecção de colisões e interações.
Comparação de características
Three.js e Babylon.js abordam problemas diferentes: Three.js é um motor de renderização leve, enquanto Babylon.js é um motor 3D completo. A escolha entre eles depende do tipo de projeto e das necessidades específicas.
Comparação de desempenho
Em termos de desempenho, Three.js tem um tempo de carregamento menor, mas Babylon.js oferece mais estabilidade durante interações.
Conclusão
Exploramos as diferenças entre Three.js e Babylon.js, suas características e onde cada um é mais adequado. A escolha entre eles depende do controle desejado e das funcionalidades necessárias.